sexta-feira, 24 de novembro de 2017

CAMPANHA CONTRA ABUSO SEXUAL DE MULHERES SERÁ LANÇADA NO PRÓXIMO DIA 29

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) e demais instituições parceiras iniciarão, na quarta-feira (29/11), às 10h, a campanha contra o abuso sexual de mulheres. O foco, no primeiro momento, é para os usuários e profissionais do transporte público coletivo de Fortaleza, setor que movimenta grande número de pessoas diariamente.
No mesmo momento, equipes estarão nos sete terminais de ônibus da Capital (Papicu, Parangaba, Messejana, Conjunto Ceará, Lagoa, Antônio Bezerra e Siqueira), fazendo distribuição de panfletos e orientando a população. Cartazes serão afixados no interior dos veículos como forma de divulgar que o assédio é crime, deve ser denunciado e o abusador precisa ser punido.
Além do material impresso, a mobilização terá ampla disseminação nos ambientes internos, eventos, sites, programas de TV e rádio, jornais e redes sociais dos órgãos envolvidos, bem como em outdoors. O objetivo é que a campanha seja permanente.
O Judiciário cearense idealizou a mobilização com base em projeto que teve à frente o TJSP, reunindo entidades públicas e privadas, para alertar sobre o abuso nos transportes públicos da Capital paulista.
No Ceará, faz parte da “Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher”, promovida anualmente de 20 de novembro a 10 de dezembro, em todo o mundo. A preocupação com o tema reside no fato de que, segundo pesquisa do Datafolha, publicada pelo jornal Folha de S. Paulo em novembro de 2015, ônibus, trens e metrôs são os ambientes onde mais ocorrem assédio contra o sexo feminino.
PARCEIROS


TJCE: Presidência, Coordenadoria Estadual da Mulher e Juizado da Mulher de Fortaleza
Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus)
Prefeitura de Fortaleza: Gabinete do Prefeito, Empresa de Transporte Urbano e Guarda Municipal
Governo do Estado: Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para as Mulheres e Secretaria da Segurança Pública (Polícias Civil e Militar)
Câmara Municipal de Fortaleza
Ministério Público do Ceará
Defensoria Pública do Ceará
Bandeirantes Mídia Exterior
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Universidade Estadual do Ceará (Uece)
Universidade de Fortaleza (Unifor)
Centro Universitário Christus (Unichristus)
Centro Universitário Estácio
Centro Universitário 7 de Setembro (Uni7)
Centro Universitário Farias Brito (FBUni)
D&E Entretenimento
Associação Cearense de Magistrados
Associação dos Defensores Públicos do Ceará
Conselho Cearense dos Direitos da Mulher
Serviço Social Trasporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Trasporte (Sest/Senat)