O Hospital Regional Norte (HRN), da rede pública da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, administrado pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), retomou gradativamente as consultas nos ambulatórios de cirurgia, clínica médica, obstetrícia, estomaterapia, pediatria, fonoaudiologia e banco de leite. Serão atendidas, em média, cerca de vinte pessoas por turno e com hora marcada para evitar aglomeração. Como novidade, o HRN conta com um ambulatório com a equipe de fonoaudiologia para acompanhar pacientes que foram atendidos no hospital com Covid-19.
Todas as medidas de prevenção estão sendo tomadas para garantir a segurança de profissionais e pacientes. “Preparamos todo o ambiente do ambulatório. Temos cadeiras sinalizadas e espaçadas”, ressalta a enfermeira e coordenadora geral dos ambulatórios do HRN, Juliana Veras.
Mesmo durante o pico da pandemia, a coordenadora também informa que alguns atendimentos ambulatoriais foram mantidos. Além dos serviços tradicionais, a unidade abriu um ambulatório de fonoaudiologia para acompanhar pessoas que tiveram Covid-19 e receberam assistência no hospital. A fonoaudióloga do HRN, Georgia Andrade, explica que o atendimento é destinado a pessoa que foram intubadas e que ficaram com dificuldade para comer. “O ambulatório é para fazermos a reabilitação desses pacientes para que não permaneçam com essas dificuldades de deglutição”, explica.