segunda-feira, 29 de março de 2021

TRÊS AÇUDES ATINGIRAM CAPACIDADE MÁXIMA NO CEARÁ NO FIM DE SEMANA

Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), até sexta-feira,26, o número de açudes que já estão com 100% de sua capacidade era de 6 (seis). São eles: Açude Caldeirões, em Saboeiro; Açude Batalhão, em Crateús; Açude Germinal, em Palmácia; Açude São Vicente, em Santana do Acaraú; Açude Tijuquinha, em Baturité; Acaraú Mirim, em Massapê. 

Com as boas chuvas do último fim de semana de março, três reservatórios sangraram entre sábado (27) e esta segunda-feira (29). Agora, sobe para nove o número de açudes no estado que estão com 100% do volume. O açude Tucunduba foi o sétimo a transbordar, conhecido como açude da Serrota, fica na cidade de Senador Sá. O reservatório abastece população os municípios de Marco e Senador Sá a 290 km de Fortaleza. 

O oitavo a sangrar esse ano foi açude Quandu que fica em Itapipoca, Região Norte do Estado. No início do mês, o açude estava no 33,08% de volume, conforme a Cogerh. Esse mês choveu bem no município cerca de 342,6 milímetros. Bem acima da média que é de 286,1 milímetros, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

E o nono a sangrar foi o Jatobá que fica na cidade de Milhã, no Sertão Central. Ele passou dez anos seco.