O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (Caoeduc), vem acompanhando reuniões para discutir a retomada das aulas presenciais nas escolas municipais de várias cidades do Ceará. Os encontros virtuais, promovidos por iniciativa de promotores de Justiça de diversas cidades, contam com a participação de secretários e representantes das Secretarias Municipais de Saúde e Educação dos municípios. Nas ocasiões, o MPCE vem recomendando que cada município elabore um Plano de Retomada das Aulas Presenciais e realize visitas in loco em algumas instituições de ensino.
Nas reuniões, os promotores e coordenadores auxiliares do Caoeduc, Luiz Cogan e Francisco Ivan de Sousa, juntamente com o corpo técnico do Centro de Apoio, apresentam análise técnica, com exposição de documentos e subsídios com orientações de órgãos estaduais e nacionais, que tratam sobre recomendações sanitárias referentes à possibilidade de retomada das atividades escolares na modalidade presencial.
Até o momento foram realizadas reuniões em 16 municípios cearenses: Acarape, Ararendá, Baixio, Caucaia, Graça, Horizonte, Ipaporanga, Ipaumirim, Ipueiras, Jati, Lavras da Mangabeira, Penaforte, Poranga, Porteiras, São Benedito e Umari.