Após 1 ano e meio respeitando o isolamento social,
o Centro Universitário Uninta reabriu as portas e recebeu, na terça-feira
(10), os acadêmicos veteranos dos cursos de graduação, que puderam voltar ao
ensino presencial após a liberação das autoridades sanitárias. O retorno
aconteceu atendendo às normas de biossegurança e limitações de distanciamento e
ocupação por sala.
Para que a volta às aulas presenciais ocorresse de
forma segura, a comissão interna de biossegurança do Uninta criou um protocolo
rígido para toda a instituição, destacando regras de distanciamento, quantidade
de pessoas por sala, uso de máscara e higienização das mãos.
O Pró-Reitor de Ensino de Graduação (PRODEG), Prof.
Dr. Rômulo Aguiar explicou detalhadamente sobre as ações tomadas pela
instituição para biossegurança dos estudantes e colaboradores. “Pensando no
distanciamento social, as salas de aula foram devidamente adaptadas à sua
capacidade em 50%. Nos corredores, salas de atendimento, banheiros, cantinas,
bibliotecas, auditórios e laboratórios foram disponibilizados totens com álcool
em gel, além de faixas e banners com orientações de proteção contra a COVID-19.
Uma equipe de colaboradores volantes constantemente circula para reforçar e
alertar sobre as normas obrigatórias”, mencionou.
A acadêmica do curso de Fonoaudiologia, Bianca
Carneiro comentou sobre o retorno às atividades presenciais, “estamos felizes
em retornar, seguindo todas as orientações necessárias, protocolos de
biossegurança e todos os cuidados. Estou muito feliz em poder estar de
volta”.
No ato das rematrículas para o semestre 2021.2, os
acadêmicos do Uninta puderam optar por permanecer com as aulas síncronas ou
retornar às presenciais. Para a assessora da PRODEG, Prof.ª Andréia Souza da
Cunha, “ao adotar o formato híbrido de atividades, o Uninta propôs formas de
aprendizagem efetivas sem abrir mão da excelência no fazer acadêmico.
Investiu-se alto em tecnologias de ponta e na capacitação do corpo docente,
aproveitando a comunicação online para deixar os alunos sempre informados e
inseridos em um esquema funcional de aulas, conciliando métodos tradicionais,
projetos que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico, ampliando o
entendimento sobre o mundo, a sociedade e os avanços da ciência, paralelos a
humanização e a ampliação da consciência individual”, ressalta.
Por Silveira Rocha / Sistema Paraíso