quinta-feira, 9 de dezembro de 2021

CPI DO MOTIM TEM PRAZO PRORROGADO POR MAIS 120 DIAS


Em reunião na manhã da última terça-feira (07/12), a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga os recursos das Associações Militares da Assembleia Legislativa aprovou requerimento do relator da CPI, deputado Elmano Freitas (PT), que solicita a prorrogação do funcionamento da Comissão por mais 120 dias.

Ainda dois outros requerimentos foram aprovados: um da deputada Augusta Brito (PCdoB), que solicita ao Conselho de Atividades Financeiras (COAF) o relatório de Inteligência Financeira (RIF) da Associação de Praças da Polícia Militar do Ceará (ASPRAMECE), bem como de algumas pessoas físicas ligadas à  associação, e outro do deputado Elmano Freitas (PT), que solicita as mesmas informações, mas, desta vez, da entidade de Policiais e Bombeiros Militares e também de pessoas físicas com possível vínculo à associação.


Durante a reunião, foi informado sobre os ofícios recebidos da Associação dos Praças da Região do Cariri e dos Praças do Estado do Ceará e da Associação dos Profissionais da Segurança em resposta às informações solicitadas pela Comissão.

Sobre a CPI, o presidente, deputado Salmito (PDT), destacou: “Nosso objetivo é esclarecer, deixar que alguém que queira fazer política vá para a arena política, mas não na condição de militar, porque a Constituição Federal e o Código Policial Militar proíbem, não só no Brasil, mas na América do Norte, na Europa Ocidental e no mundo considerado civilizado, democrático, constitucional. A Assembleia Legislativa está investigando com serenidade, com responsabilidade para deixar tudo muito claro. Se houver responsáveis que cometeram ilicitudes, ilegalidades ou crime, a CPI vai identificar e encaminhar para o Ministério Público. Se não tiver, a gente, com muita serenidade, dirá que não encontrou nada. Essa é a responsabilidade que esta CPI tem".*

Estavam presentes  na reunião os deputados Salmito, Elmano Freitas, Augusta Brito (PCdoB), Queiroz Filho (PDT), Delegado Cavalcante (PTB) e, de forma virtual, deputado Soldado Noélio (Pros).