segunda-feira, 7 de março de 2022

COMISSÃO ADIA ANÁLISE DE DE CONVOCAÇÃO DE DEPUTADO "MAMÃE FALEI"


A Comissão de Direitos Humanos (CDH) do Senado teve que adiar, hoje, a votação de um pedido para convocar o deputado estadual Arthur do Val (Podemos-SP), conhecido como "Mamãe Falei", a prestar esclarecimentos sobre declarações machistas e misóginas que deu sobre mulheres ucranianas.

A sessão da comissão foi aberta e encerrada na tarde desta segunda sem que nenhum tema fosse apreciado. Dos 38 senadores que compõem o colegiado (19 titulares e 19 suplentes), só oito registraram presença – abaixo dos dez necessários para abrir a votação.

Em áudios trocados com amigos em um grupo de conversas pela internet, o deputado estadual afirmou que as mulheres ucranianas são "fáceis, porque são pobres". As gravações se tornaram públicas na última sexta-feira (4). Arthur do Val estava em viagem à Ucrânia onde foi arrecadar doações para refugiados ucranianos após a invasão da Rússia ao país.

O requerimento é de autoria do senador Humberto Costa (PT-PE), presidente da comissão. No pedido, Costa disse que a fala de Arthur do Val estava "carregada de violência machista, sexista, subjugando as mulheres ucranianas, e de outras nações europeias, reduzindo-as a sua sexualidade".

"Arthur do Val ignorou a miséria e o sofrimento daquelas que estão buscando refúgio", disse o petista. "É inadmissível que um representante do povo agrida vítimas de guerra de forma tão brutal", acrescentou Humberto Costa.