Gestores públicos do Poder Executivo estadual participaram, na manhã desta quinta-feira (16), de encontro formativo promovido pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), com foco em Controle Externo. O governador Elmano de Feitas esteve na abertura do encontro.
O governador falou sobre a importância da iniciativa para o aperfeiçoamento das políticas públicas e melhoria da prestação de serviços ofertados ao cidadão.
“Eu considero que essa aproximação permite uma convivência diária de troca de informações e orientações para a avaliação das políticas públicas pelo Tribunal de Contas, que aponta recomendações de aperfeiçoamento, melhorias e correções. Isso faz com que os gestores melhorem o serviço que é prestado à população. Quando o Tribunal orienta sobre o trabalho, para construir coletivamente índices para que a gente possa ter avaliação da efetividade da política pública, é muito importante. Mas se algum gestor se desvia, [a atuação do TCE] é muito importante também. Instituições fortes e funcionando é um grande remédio para evitar desvio de conduta das pessoas”, afirmou.
Intitulado de TCE Orienta, o evento, realizado com apoio do Instituto Plácido Castelo, abordou temas como governança, prestação de contas, fiscalização, cautelares, peticionamento eletrônico e capacitação para os jurisdicionados.
Antes do encontro com gestores, o governador foi recebido pelo presidente do Tribunal, conselheiro Valdomiro Távora, e participou de reunião com os demais conselheiros. Também estiveram presentes o secretário-Chefe da Casa Civil, Max Quintino, e os assessores especiais da Articulação Política do Governo do Ceará, Nelson Martins e Artur Bruno. Essa foi a primeira visita de Elmano Freitas ao TCE após ser empossado como governador do Ceará.