Na manhã desta quarta-feira (15), Dia Estadual de Combate à Transfobia, o governador Elmano de Freitas inaugurou, em Fortaleza, a Delegacia de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou Orientação Sexual (Decrim) da Polícia Civil do Ceará (PC-CE). Acompanhado da vice-governadora, Jade Romero, de secretários de Estado e de pessoas ligadas aos movimentos sociais, o chefe do Executivo cearense destacou a necessidade de ter uma delegacia unicamente direcionada a esses tipos de crimes.
“É muito importante que vivamos em uma sociedade de respeito e de harmonia. Mas, infelizmente, ainda temos casos de racismo, de intolerância religiosa, de violência contra a população LGBT. Então, estamos aqui criando essa delegacia para investigar os crimes que já são previstos em lei. Nós estamos concentrando [esses crimes aqui] para combater esses atos de descriminação, de desrespeito, e que não reconhecem o valor da pessoa humana”, explicou o governador do Ceará.
A estruturação da nova Especializada foi possível através de parceria entre a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) – por meio da PC-CE – e a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS). Presente durante a inauguração, o secretário da SSPDS, Samuel Elânio, destacou a vontade de ter um equipamento voltado para esse viés, no Ceará.