terça-feira, 18 de julho de 2023

CEARÁ SEDIA LANÇAMENTO DO PLANO SAFRA DA AGRICULTURA FAMILIAR NO NORDESTE


“Viva a agricultura familiar, quem não vive dela, depende dela para viver”, foi com esse grito que Milena e Beatriz, jovens vinculadas aos movimentos sociais do campo, deram início ao evento de lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar 2023/204 no Nordeste, na manhã de segunda-feira (17). Sediado no Ceará, o evento realizado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar contou com a presença do governador Elmano de Freitas; do ministro da pasta, Paulo Teixeira; da primeira-dama do Ceará, Lia de Freitas e do secretária do Desenvolvimento Agrário do Ceará, Moisés Brás.

Filho de agricultor e consciente da realidade da agricultura familiar, o governador Elmano de Freitas pontuou a alegria desse momento acontecer no Ceará. “No Estado do Ceará, temos uma agricultura familiar que cada dia mais cresce, seja na cadeia produtiva de leite, seja na cadeia produtiva do caju, nas mais diversas cadeias produtivas que estamos buscando acompanhar com assistência técnica, com financiamentos. Com um Governo Federal presente, com um olhar sensível a vários segmentos da agricultura familiar, é motivo de alegria ainda maior”, pontuou o governador.


Tendo sua trajetória como advogado em meio aos movimentos sociais, o chefe do Executivo cearense fez questão de pontuar a sensibilidade a luta do povo do campo. “Nós sabemos o que passamos nas estradas, nas madrugadas lutando pelo povo da terra desse estado. [Esse] Povo guerreiro, trabalhador, lutador e que coloca alimento na mesa do povo brasileiro”, pontuou.

Também estiveram presentes a senadora da república, Augusta Brito; o líder do governo federal na Câmara, deputado José Guimarães; o deputado Mauro Filho; o líder do governo estadual na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), Romeu Aldigueri; entre outras autoridades.

Maior da história

Este é considerado o maior volume de crédito rural da história. Foram anunciados R$ 71,6 bilhões para o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, o Pronaf, o volume é 34% superior ao anunciado na safra passada. O ministro Paulo Teixeira destacou a forte vontade do Governo Federal de trabalhar junto ao agricultor familiar para tirar o Brasil do mapa da fome, já que a agricultura familiar representa 70% da produção do país.