Os irmãos Ciro Gomes, candidato à presidência nas últimas eleições, e Cid Gomes, senador pelo Ceará, protagonizaram uma nova confusão em encontro do PDT, no Rio de Janeiro. O principal fator que motivou a discussão foi a sucessão para o cargo de prefeito em Fortaleza. Os irmãos discordam sobre quem deve assumir a cadeira na capital cearense.
De acordo com matéria publicada no jornal O Globo, Ciro Gomes disse ao irmão: “Eu vou ganhar em Fortaleza com Sarto em cima de vocês”. José Sarto, atual prefeito, tem o apoio de Ciro para a reeleição, ao passo que Cid defende que o PDT volte a se aliar com o PT nas próximas eleições municipais.
Para Ciro, no entanto, o partido deve se manter na oposição. Inclusive, no ano passado, durante as eleições, as críticas do ex-governador do Ceará se tornaram ainda mais contundentes ao PT. “Infelizmente o PT virou uma organização criminosa. Tem exceções? Tem, mas virou uma organização criminosa. Eu sei porque eu os conheço todos de perto. Toda a cúpula do PT está enrolada em roubalheira, toda, sem faltar nenhum da cúpula”.
Após o desentendimento entre os irmãos, políticos da sigla apelaram por um consenso. O vice-governador de Alagoas, Ronaldo Lessa, apontou que o episódio enfraquece o partido. “Agora a gente tem que trabalhar para não deixar o partido se destruir no Ceará, quero que vocês saibam que vocês não estão só estragando no Ceará, vocês estão acabando com a gente no resto do país, no Nordeste, de todos os cantos, a gente vai enfraquecer o partido”.
As rusgas entre Ciro e Cid ocorrem desde o ano passado. A mais recente disputa entre eles fez com que a Executiva Nacional do PDT aprovasse intervenção na unidade cearense. Dessa forma, o senador foi afastado do comando do partido no Ceará. Antes, Cid também foi destituído de sua posição na sigla por André Figueiredo, apoiado pelo irmão Ciro Gomes.