O Governo do Ceará lançou, agora pela manhã, mais uma edição do programa CNH Popular. Ao todo, serão ofertadas 25 mil habilitações nas categorias A (moto) e B (carro). O programa é gerido pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), dando oportunidade para pessoas que buscam a primeira Carteira Nacional de Habilitação.
É destinado a pessoas de baixa renda, que precisam circular nas vias em acordo com as leis de trânsito, contribuindo para a segurança viária das cidades e contribui também para aqueles que buscam mais oportunidade no mercado de trabalho.
O Programa CNH Popular teve início em 2009. De lá até 2019, foram mais de 139 mil pessoas beneficiadas por meio da iniciativa. Teve sequência nos anos de 2021 e 2022, onde mais 50 mil cearenses participaram e também foram beneficiados, totalizando quase 200 mil cearenses beneficiados com a iniciativa.
O Programa CNH Popular 2023 dá continuidade às edições anteriores (2021 e 2022), com 20 mil CNHs distribuídas no Interior e as outras 5 mil aos moradores de Fortaleza. Podem participar aqueles que forem beneficiários do Bolsa Família, pessoas com deficiência e egressos do sistema prisional.
A novidade para 2023, é que as pessoas que vão ter acesso ao Programa CNH Popular e precisarem da segunda via da Carteira de Identidade, podem ter o documento de forma gratuita. O governador Elmano de Freitas fala sobre o assunto.