O município cearense de Alto Santo terá novas eleições para os 11 assentos da Câmara Municipal no dia 3 de dezembro, decidiu o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-CE) em resolução publicada na última quarta-feira, 25.
A Justiça Eleitoral cassou sete mandatos, de vereadores do PDT e do PSD, por fraude à cota de gênero e anulou 57% dos votos válidos. Ou seja, mais da metade dos sufrágios, razão pela qual ocorrerá nova eleição.
A única mulher eleita, Maria Genileuda (PDT), perdeu o mandato. Somente uma mulher compõe o quadro atual de vereadores: Neidinha (PP).
Em 31 de agosto, o procurador regional eleitoral Samuel Arruda emitiu parecer favorável à realização do novo pleito. Ele destacou o ineditismo presente no elevado percentual de nulidades em votos proporcionais no Ceará.
Sete dos 11 vereadores foram cassados em 2020. A nova composição do Legislativo, entretanto, só foi formada em 2022, com novos vereadores tendo assumido mandato após as cassações. O limite de gastos na nova eleição é de R$ 12.307,75 por candidatura. Os concorrentes devem ser escolhidos em convenção partidária de 3 a 5 de novembro. A votação ocorre de 8 horas às 17 horas do dia 3 de dezembro.
O Povo