O impasse do PDT no Ceará terá, nesta sexta-feira (27), um novo capítulo, dessa vez no Rio de Janeiro. Os integrantes da Executiva nacional do PDT foram convocados para encontro na Sede Nacional da Fundação Leonel Brizola, a partir das 14 horas, tendo como pauta principal a situação do diretório estadual do PDT no Ceará.
Dividido em duas alas, os pedetistas cearenses viajaram até a capital carioca para defender suas respectivas teses. Uma queda de braço entre o deputado federal André Figueiredo (PDT) e o senador Cid Gomes (PDT) pelo comando do PDT Ceará tem marcado os últimos meses do partido.
Atual presidente nacional do PDT, André Figueiredo foi retirado do comando estadual no último dia 16 — em decisão confirmada pela Justiça no dia 18 de outubro. Do lado dele, devem participar do encontro o ex-ministro Ciro Gomes (PDT) e o ex-prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PDT).
Comitiva formada pelos deputados estaduais Antônio Henrique (PDT) e Cláudio Pinho (PDT) e os vereadores de Fortaleza, Adail Júnior (PDT), Iraguassu Filho (PDT) e Raimundo Filho (PDT). Antes do encontro da Executiva nacional, eles fizeram um encontro para alinhar estratégias.
Do lado de Cid Gomes, que atualmente ocupa a presidência do PDT Ceará, a comitiva é formada por deputados estaduais e federais. Estão no Rio de Janeiro, os federais Eduardo Bismarck (PDT), Mauro Filho (PDT) e Leônidas Cristino (PDT).
Enquanto dos estaduais, participam Guilherme Landim (PDT), Jeová Mota (PDT), Lia Gomes (PDT), Marcos Sobreira (PDT), Osmar Baquit (PDT), Romeu Aldigueri (PDT), Salmito Filho (PDT) e Guilherme Bismarck (PDT).