Na manhã desta quarta-feira (17/01), o Centro de Referência em Infectologia de Sobral (Cris), em parceria com a Escola de Saúde Pública Visconde de Saboia, Estratégia Trevo de Quatro Folhas e Superintendência Regional Norte, promoveu uma capacitação para gestores dos municípios da região. O evento teve como foco a puericultura em casos de sífilis congênita, visando fortalecer o conhecimento e as habilidades dos profissionais de saúde na identificação precoce e no manejo adequado dessa condição que afeta recém-nascidos.
A capacitação abordou estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento, visando não apenas a proteção da saúde dos bebês, mas também a interrupção da transmissão vertical da doença, promovendo assim uma abordagem abrangente no enfrentamento desse desafio de saúde.
A sífilis congênita é uma condição séria que afeta bebês cujas mães tiveram diagnósticos de sífilis durante a gestação. Por isso, é importante fazer o teste para detectar a doença durante o pré-natal e, quando o resultado for positivo (reagente), tratar corretamente para evitar a transmissão.
A macrorregião de Saúde de Sobral é composta por 55 municípios. As regiões de saúde são parte da estratégia da regionalização dos serviços de assistência – uma das diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) que orienta o processo de descentralização das ações e serviços de saúde.