A reestruturação dos serviços assistenciais promovida pela Santa Casa de Misericórdia de Sobral com a intervenção da prefeitura municipal já apresenta resultados notáveis. Em 2023, o serviço de oncologia da instituição registrou 5.286 atendimentos em oncologia clínica, um aumento de 67% no número de consultas quando comparado ao ano de 2022, quando o hospital registrou 3.155 atendimentos nessa especialidade.
Outro destaque relevante foi a ampliação das vagas para o primeiro atendimento na triagem oncológica. Em 2023, foram oferecidas 2.060 vagas, representando um aumento expressivo de 99,2% em comparação ao ano anterior, que contou com 1.034 vagas disponíveis. Essa etapa inicial é crucial para que os pacientes iniciem sua jornada no serviço de oncologia da Santa Casa, recebendo o diagnóstico e dando início ao tratamento mais adequado para cada caso.
O serviço de oncologia da Santa Casa atende a população de Sobral e de mais 50 municípios da Região Norte do Estado, ofertando consultas, tratamento oncológico, internação e procedimentos cirúrgicos. "Todos esses avanços só foram possíveis graças a atenção que a gestão deu para o serviço, realizando a contratação de mais médicos oncologistas, mutirões de cirurgias oncológicas e ofertando mais vagas para início de tratamento", afirmou a gerente do serviço de oncologia, Aila Farias.
Além disso, o hospital deu início a construção do Centro de Alta Complexidade em Oncologia, uma obra que unificará todos os serviços oncológicos da instituição em uma só unidade, reforçando o compromisso da instituição em proporcionar cuidados de excelência à população.