Quando o presidente Lula assinar a ordem de serviço no próximo dia 18/1, como anunciou o governador Elmano de Freitas, para o início da reforma da Base Aérea de Fortaleza - que vai receber o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) - estará se iniciando um novo ciclo para a área da educação no Ceará e no Nordeste.
É importante salientar que o Estado está recebendo o ITA como conquista do governador Elmano e do ministro Camilo, aliada ao esforço do presidente Lula. Tudo teve como ponto de partida o excelente desempenho dos nossos alunos, a qualidade dos professores cearenses e a ousadia dos dirigentes das escolas.
Não é fácil chegar ao ITA, cujo vestibular atrai os melhores alunos e possui provas num nível bem elevado. Com isto, sempre se encontram em seus quadros os melhores estudantes de escolas públicas e privadas.
O Brasil tem a terceira maior empresa de aviação do Mundo, a EMBRAER, fruto dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos laboratórios do ITA, através dos seus professores e pesquisadores, todos graduados oficiais.
A chegada do ITA vai mudar o ânimo do universo da nossa educação. Nossos jovens poderão sonhar com a perspectiva de um futuro melhor e concretizar isto, tendo à disposição a entidade de ensino em nossa capital.
Os alunos do ITA ocupam os melhores empregos públicos e privados do Brasil. Profissionais que estudaram no ITA são encontrados na Bolsa de Valores, na direção de importantes bancos, nas Forças Armadas, nas grandes empresas do agronegócio e nas poderosas startups do planeta. O ITA é uma grande conquista.