segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

PLENÁRIA ESTADUAL COM LIDERANÇAS PREPARA NOME DE GIMARÃES PARA O SENADO


deputado federal José Guimarães (PT) foi apresentado como pré-candidato ao Senado nas eleições de 2026 durante plenária estadual promovida pelo mandato do petista. O evento, que ocorreu no último sábado (30), reuniu 65 prefeitos e lideranças políticas de mais de 150 municípios do Ceará, segundo informou o próprio Guimarães. Entre os discursos das lideranças, um dos mais fortes no sentido de lançar o nome do petista para o posto de senador foi o do deputado estadual De Assis Diniz, líder do PT na Assembleia Legislativa do Ceará.

De Assis apontou várias ações no estado como conquistas de José Guimarães citando a Transnordestina, o Programa Minha Casa Minha Vida, iniciativas de crédito para pequenos empreendedores, obras em rodovias, hospitais regionais, entre outras.
“Nós precisamos fazer a nossa parte, precisamos assumir a camisa, precisamos ter coragem para dizer: ‘Guimarães, você será nosso senador, com a militância do nosso partido!’. Agora, companheiros e companheiras, é fundamental nesse próximo período que os nossos 47 prefeitos eleitos e nossas lideranças possam colocar no cotidiano a voz, a vez e a fala do PT para consolidar a pré-candidatura do companheiro Guimarães”, falou De Assis.
Guimarães citou balanço do ano e ações ao lado do presidente Lula (PT), de quem ele é líder na Câmara dos Deputados; também não deixou de citar 2026. “Agora é olhar para frente: nossa missão é continuar cuidando do PT, reeleger o governador Elmano de Freitas junto com uma forte bancada de deputados estaduais e federais. Nosso projeto para 2026 é grandioso e será construído com a militância petista”.
Outros nomes
As vagas para o Senado Federal são ponto de disputa dentro do arco de alianças do PT no Ceará. Isso porque em 2026 duas vagas de senador serão disputadas no estado, mas vários nomes já são cotados ou se apresentam como candidatos a senador entre os aliados do PT.
Além do próprio José Guimarães (PT), outros nomes são: o senador Cid Gomes (PSB), que poderá tentar a reeleição; o deputado federal Eunício Oliveira (MDB) e o presidente estadual do Republicanos, Chiquinho Feitosa. Os dois últimos são ex-senadores. Entre os aliados, outro nome cotado é o do deputado federal Júnior Mano (sem partido). Além disso, a oposição também deverá lançar uma candidatura ao Senado.
(Por Igor Magalhães)