quarta-feira, 25 de maio de 2011

MINISTRO DESTACA EDUCAÇÃO CEARENSE COMO REFERÊNCIA PARA O BRASIL

O quarto ciclo de avaliação da alfabetização do Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), referente ao ano de 2010, teve os resultados apresentados na tarde de quarta-feira (25) no Centro Administrativo Cambeba, com a participação do governador Cid Gomes; da secretária da Educação, Izolda Cela, e do ministro da Educação, Fernando Haddad. Durante a solenidade, o ministro citou o Ceará como referência nacional no desenvolvimento educacional. “Acompanho o Paic há algum tempo e o Ceará serve de exemplo para o País por implantar e superar os desafios com a utilização de recursos e com muito mais uso de vontade. O Ceará é exemplo na educação básica, profissional e superior”, disse.
Para o governador Cid Gomes, o avanço da educação pelo Estado é o resultado de uma soma de esforços e fatores. “O Paic é um sucesso absoluto, por atingir a sua meta prioritária, que é a de alfabetizar as crianças. Ao assumir o governo, senti a necessidade de realizar esse projeto e vi a importância de envolver diversos agentes. Sei da boa vontade das secretarias, prefeituras e professores em fazer cumprir as metas a que o programa se propõe. Graças a cada um o Ceará está na linha para ser um dos estados com melhor desempenho do País", comentou.
O ciclo de avaliação 2010 mostra o avanço do índice de alfabetização dos alunos matriculados na rede pública estadual até os sete anos de idade, onde 95,5% dos municípios estão com média satisfatória. Um comparativo entre os resultados obtidos mostra uma média de 162,6 pontos em 2010 contra 142,5 em 2009. O sucesso do programa foi tamanho que motivou o Governo do Estado a ampliar o seu alcance.