quinta-feira, 26 de maio de 2011

MUCAMBO COM O SEGUNDO MELHOR RESULTADO DA EDUCAÇÃO NO CEARÁ

“Dos 184 municípios cearenses testados pelo Spaece-Alfa, Pedra Branca, no Sertão Central, foi o que alcançou o melhor resultado. Os alunos tiveram proficiência média de 253,7 pontos. Mais de 90 pontos acima da média do Estado – de 162,6 pontos.
O segundo lugar ficou com Mucambo, na Região da Ibiapaba. A cidade teve 253,1 pontos de proficiência média, enquanto o terceiro lugar, Potengi, no Centro-Sul, teve 251 (ver quadro).
É também de Pedra Branca o título de localidade com o maior número de instituições na lista do Prêmio Escola Nota Dez. A iniciativa da Seduc concede R$ 2,5 mil por aluno avaliado no Spaece-Alfa das 150 entidades com pelo menos 20 alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental regular e ter média entre 8,5 e 10 no Índice de Desempenho Escolar-Alfabetização (IDE-Alfa).
Onze escolas de Pedra Branca chegaram a este patamar. “É tudo fruto de comprometimento político e empenho dos professores. E o pessoal vibra com estes resultados”, avaliou o prefeito Antônio Góis (PRP).
Em 2009, a cidade ocupava a posição 174 no ranking de média de proficiência dos estudantes. No ano passado, tinha apenas cinco escolas entre as melhores.
Já Mucambo atribuiu o segundo lugar geral a investimentos em formação de professores, conscientização dos pais quanto à matrícula dos filhos e melhorias em transporte e merenda escolar. “Esperamos um bom valor. As escolas têm autonomia para decidir onde aplicar”, citou o subsecretário de educação, Francisco Carlos.”
(O Povo)