sexta-feira, 28 de novembro de 2014

DESCONTOS NA BLACK FRIDAY PASSAM DE 80% EM SUA EDIÇÃO NO BRASIL

A Black Friday, tradicional data americana em que o comércio oferece descontos, terá nesta sexta-feira (28) sua quinta edição no Brasil. Por aqui, a data é mais forte no comércio virtual, já que a iniciativa de importar o evento foi desse setor.
No ano passado, o festival de ofertas movimentou R$ 770 milhões na rede em um único dia, segundo medição da consultoria E-bit. A expectativa é que neste ano o valor chegue a R$ 1,2 bilhão.
As categorias mais vendidas foram as de telefonia e celulares, eletrodomésticos, moda e acessórios, informática e eletrônicos –trata-se de uma ordem diferente da registrada o ano todo no e-commerce, na qual as roupas lideram entre os produtos com maiores vendas no Brasil.
O motivo é que mesmo índices baixos de descontos em itens eletrônicos podem representar centenas de reais.
Neste ano, a tônica deve ser a mesma. Análise feita pela Serasa Experian nas últimas quatro semanas indicou que os smartphones estavam relacionados a 8 dos 10 termos mais buscados na web associados à data.
Ao fazer compras, o cliente deve estar atento à idoneidade da loja. A Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico concedeu a 412 e-commerces o selo Black Friday Legal, que atesta que a empresa se compromete com boas práticas como não maquiar descontos. Outros 322 portais estavam com a autorização pendente por motivos como, por exemplo, não mostrar na página inicial dados como CNPJ e telefone de contato.
(Folhas de S. Paulo)