sexta-feira, 27 de abril de 2018

JORNALISTAS SÃO HOMENAGEADOS EM SESSÃO SOLENE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

Jornalistas são homenageados em sessão solene na Assembleia Legislativa
O Dia do Jornalista – transcorrido no último dia 7 de abril – foi celebrado na quarta-feira (25/04), em sessão solene no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa. O evento atendeu a requerimento do deputado Bruno Pedrosa (PP), subscrito pelos deputados Leonardo Araújo (MDB) e Capitão Wagner (Pros).O deputado Bruno Pedrosa contextualizou a criação do Dia do Jornalista, instituído pela Associação Brasileira de Imprensa (ABI), em 1931, em homenagem a Giovanni Battista Libero Badaró, jornalista que lutou pelo fim da monarquia portuguesa e Independência do Brasil. Ainda de acordo com o parlamentar, os jornalistas são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, bem informada e consciente dos acontecimentos.
“A participação da imprensa vem sendo parte da história do nosso País desde a sua instituição. Jornalistas engajados fizeram e fazem a diferença na construção – nos percursos e nos percalços – desse País. Temos que lutar diariamente para garantir a liberdade de trabalho desses profissionais. Não existe democracia sem liberdade de imprensa, e também não existe liberdade de imprensa sem jornalistas honestos, éticos e honrados. O papel que desempenham os jornalistas é essencial para a consolidação do estado democrático de direito”, avaliou.
Segundo o coordenador de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Ilo Santiago Júnior, o jornalista, no exercicio da sua atividade diária, deve checar as informações e apurá-las da melhor forma possível, além de analisar todos os lados da notícia. Ilo Santiago também ressaltou a importância dos jornalistas na Casa. “Temos o dever de levar para a sociedade o trabalho dos deputados. Você vota e deposita toda a sua confiança em uma pessoa que vai te representar no Parlamento, no Poder Legislativo. E como vou acompanhar o trabalho dessa pessoa? Através do trabalho dos assessores de imprensa; do profissional, do câmera, que está mostrando a imagem desse momento; do jornalista que escreve a notícia para o site; e dos jornalistas que vêm cobrir as audiências públicas, comissões e as sessões plenárias”, explicou.
A presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce), Samira Castro, reforçou o argumento do deputado Bruno Pedrosa defendendo que não existe democracia em uma sociedade cujas dores não podem ser reportadas no rádio, na televisão, nos jornais e demais mídias. Samira também ressaltou que os jornalistas não podem ser alvo da ira e da revolta com as coberturas feitas de forma inadequada. ““Não somos responsáveis pelas linhas editoriais dos veículos para os quais trabalhamos. Por isso mesmo, como operários que somos, não podemos ter o nosso trabalho aviltado ou cerceado pela sociedade, ou pelos poderes de polícia, ou pelos poderes do judiciário”, salientou.
O presidente da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), João Ferreira do Nascimento, falou sobre as dificuldades enfrentadas pela imprensa do Interior, como a desvalorização dos profissionais. “A Aceji, como representante desses profissionais, tem procurado qualificar e desenvolver o trabalho para que eles possam melhor desenvolver suas atividades, produzindo conteúdo de qualidade para repassar para a imprensa da Capital”, destacou.
O vice-presidente da Associação Cearense de Imprensa, Wilame Moura, ressaltou que a ACI está próxima de completar 100 anos, sempre congregando os profissionais de imprensa e defendendo os interesses da categoria. Ele citou a biblioteca da instituição com um importante acervo colocado à disposição do público. “A biblioteca não é da ACI, é de todos vocês”, enfatizou. Já a jornalista Kézya Diniz frisou a importância da honestidade e do respeito no exercício da profissão. “Não há pergunta que seja proibida desde que ela seja feita com respeito”, pontuou.
Receberam homenagens o coordenador de Comunicação Social da Assembleia Legislativa, Ilo Santiago Júnior; o presidente da Associação Cearense de Emissoras de Rádio e Televisão (Acert), Paulo César Norões; a gestora de comunicação do Governo do Estado do Ceará, Sabrina Lima; o assessor especial de Comunicação do Governo Estadual, Chagas Vieira; o assessor de comunicação institucional do Governo Estadual, Antônio Cardoso; o jornalista do jornal O Povo, Eliomar de Lima; o diretor de Jornalismo e Esporte da TV Verdes Mares, João Marcos Gomide; o diretor da TV Diário, Roberto Moreira; o colunista político do jornal O Estado, Fernando Maia; o colunista do jornal O Estado, Antônio Viana de Carvalho; e os jornalistas Letícia Lima, Moraes Filho, Marcos Saraiva, Camila Vasconcelos Gurgel, Patrícia Rodrigues Montenegro e Thiago de Sousa Marinho.
Também foram homenageados o presidente da Associação Cearense de Imprensa (ACI), Salomão de Castro; o presidente da Associação Cearense de Jornalistas do Interior (Aceji), João Ferreira do Nascimento; a presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Ceará (Sindjorce), Samira Castro; o diretor de comunicação do Sindjorce, Nathan Camelo; a editora de política do jornal O Estado, Kézya Diniz; o editor de política do Diário do Nordeste, Edison Silva; o colunista de política do jornal O Povo, Érico Firmo; a coordenadora de comunicação do deputado Capitão Wagner, Francisca Renata Paiva de Paula.