quinta-feira, 19 de abril de 2018

PREFEITURA DE SOBRAL APRESENTA À POPULAÇÃO PLANO DE ARBORIZAÇÃO URBANA

O prefeito Ivo Gomes lançou o Plano de Arborização Urbana de Sobral, no auditório da Casa da Cultura, na noite da última terça-feira (17/04). O plano tem o objetivo de aumentar a vegetação da cidade e, consequentemente, amenizar o clima do município. Esse estudo evitará conflitos entre a arborização e outros equipamentos públicos, como fios, postes e sinalização de trânsito.

Em parceria com a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará, a Prefeitura de Sobral propõe este instrumento que busca estabelecer diretrizes para implantação, monitoramento, conservação e expansão da arborização urbana da cidade. Neste primeiro encontro, ocorreu a apresentação da equipe técnica responsável e a divulgação do início das atividades e da metodologia de trabalho.

Ivo Gomes, em sua fala, afirmou que a ação é mais uma de suas promessas de campanha: transformar Sobral em uma cidade melhor de se viver. “Uma das coisas que nós nos comprometemos foi contribuir para a melhoria do microclima de Sobral. A gente tem muita consciência que é possível que a gente tenha uma cidade mais agradável, especialmente para pedestres, ciclistas e motociclistas”, destacou o prefeito.

Um dos primeiros passos dessa estratégia foi a criação de uma diretoria de parques e jardins dentro da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA), que além de cuidar dos parques e praças da cidade, ficou responsável por implementar um programa de plantio de árvores.

Devido à complexidade da estratégia de arborização, uma empresa especializada foi contratada, por meio da Secretaria das Cidades, que fará um estudo com cerca de 6 meses de duração para efetiva elaboração e implantação do plano. A previsão é que a execução do plano seja iniciada no começo do próximo ano. Dependendo da vegetação escolhida, os resultados poderão ser vistos a partir de um ano do início da execução do plano.

A urbanização será garantida para todos os bairros da sede de Sobral, de maneira ordenada, estruturada, sistematizada e respaldada em orientações legais e técnicas do ponto de vista urbano e ambiental. Ivo Gomes reforçou que a ação é determinante para a estratégia de ocupação dos espaços públicos, e que é necessário a colaboração da população.

Estiveram presentes no evento o presidente da Câmara de Vereadores de Sobral, Paulo Vasconcelos, secretários municipais, representantes da Universidade Vale do Acaraú (UVA), da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal do Ceará (IFCE), além da população em geral, que participou de forma ativa, fazendo questionamentos e dando sugestões.