quinta-feira, 26 de julho de 2018

DIREÇÃO DA SANTA CASA DE SOBRAL RECEBE RECONHECIMENTO DO GOVERNO DO CEARÁ PELA CONTRIBUIÇÃO AOS TRANSPLANTES NO ESTADO

Dr. Cadmo Silton, Pe. Bosco Linhares, Dom Vasconcelos, Pe. Júnior Melo e Dr. David Carneiro apresentam certificados de reconhecimento da SESA/CE

Na manhã de terça-feira (24/07), durante a reunião ordinária da Mesa Diretora da Santa Casa de Misericórdia (SCMS), conduzida pelo Bispo Dom José Luiz de Vasconcelos (Provedor/SCMS), foram apresentados os certificados de reconhecimento do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde (SESA), pela relevante contribuição do hospital à causa dos transplantes no Ceará. 
Com a presença do Padre Francisco Júnior Melo (Diretor Geral/SCMS), Padre Bosco Linhares (Diretor Financeiro/SCMS) e os médicos Dr. Joaquim David Neto (Diretor do Hospital do Coração) e Dr. Cadmo Silton Portela (Assessoria Médica/SCMS), Dom Vasconcelos apresentou os certificados emitidos pela Central de Transplantes do Ceará, em comemoração aos seus 20 anos de atividades voltadas para o transplante de órgãos no Estado. Na ocasião, além da Direção Geral do hospital, também receberam a honrosa distinção as equipes de Transplante de Córnea e do Banco de Olhos, bem como a Comissão Intra-Hosptalar de Doação de Órgãos e Transplantes de Tecido (CIHDOTT).
Para Dom Vasconcelos, o reconhecimento do Governo do Estado Ceará/SESA à Santa Casa de Sobral,através da Central de Transplantes, é um gesto que motiva todos os colaboradores do hospital, para o trabalho de salvar vidas com muito afinco e dedicação, desde os membros da direção ao mais simples funcionário. "Mesmo com tantas dificuldades e atribulações, a Santa Casa vem cumprindo a sua missão de salvar vidas e tudo que diz respeito à vida é importante para nós. Por isso, estamos muitos felizes com este reconhecimento do trabalho do hospital em benefício dos mais carentes, dando uma nova oportunidade de vida a muitos irmãos através dos transplantes de órgãos", destacou Dom Vasconcelos.
Filantrópico
A Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS), fundada em 1925, é um hospital filantrópico de caráter regional com 100% de sua área instalada a serviço do Sistema Único de Saúde (SUS). É instituição hospitalar de referência para toda a zona norte do estado do Ceará, que conta com uma população de aproximadamente 1.720.000 habitantes, oriundos de 55 municípios. O hospital dispõe de 395 leitos, ocupando uma área física de 67.000 m2, com corpo clínico e assistencial composto por 1.886 funcionários. A Santa Casa também é Hospital de Ensino, certificado pelos Ministérios da Saúde e da Educação (MS/MEC) através da Portaria Interministerial 2.576 de 10/10/2007. Além de ser referência nas diversas especialidades médicas da atenção à saúde secundária e terciária, a Santa Casa se destaca pelo pioneirismo no transplante de córneas e na doação e captação de órgãos e tecidos. 

Matéria e Fotos: Vanderley Moreira (Jornalista)