sexta-feira, 27 de julho de 2018

INAUGURADO HORTO MUNICIPAL; EQUIPAMENTO DEVE PODUZIR CERCA DE 100.000 MUDAS POR ANO


A imagem pode conter: 8 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé, planta, árvore, flor, atividades ao ar livre e natureza

Foi inaugurado, na tarde de quinta-feira (26/07), o Horto Municipal José Cysne Frota, no Serrote do Piaba, distrito de Bonfim (ao lado da Escola Agrícola). O equipamento, que se caracteriza como instrumento importante na execução do Plano de Arborização de Sobral, deve produzir cerca de 100.000 mudas por ano, entre espécies nativas, frutíferas, ornamentais e medicinais.
O prefeito Ivo Gomes reforçou seu agradecimento ao empresário Bené Frota, responsável pela construção do prédio. "Quero cumprimentar o Bené Frota, filho do homenageado e responsável pela construção. Não só pela construção, na realidade, pelo financiamento e pela construção. Não tem nem um 'tostão' da Prefeitura de Sobral aqui (...). Conheci o Bené durante uma transição, em um momento não muito auspicioso, mas de lá para cá construímos uma relação de confiança mútua e eu quero agradecer demais a você, por não ter hesitado nem um só segundo em dar este presente a cidade de Sobral”, disse o prefeito.
“É com alegria que estamos aqui para entregar ao município de Sobral, sob a forma de doação, as instalações do novo Horto Municipal da cidade. Um prédio que construímos com muito zelo e atenção, atendendo a uma solicitação do prefeito Ivo Ferreira Gomes. As milhares de plantas aqui produzidas serão utilizadas para embelezar ainda mais as praças e ruas de Sobral”, disse Bené Frota.
O homenageado, José Cysne Frota, foi um sobralense que logo cedo começou a trabalhar, comercializando água e mantimentos, transportados em cima de burros, entre Santana do Acaraú e Massapé. Formado em contabilidade, atuou nos mais diferentes segmentos varejistas e de serviços: farmacêutico, hotelaria, distribuição de rações e gás butano, agricultura, pecuária, construção civil, dentre outros. Foi ainda representante do grupo Edson Queiroz na região. Faleceu em 1984, aos 56 anos de idade.
O Horto que leva seu nome tem como objetivo produzir mudas diversas e deve atender a demanda de plantios em áreas públicas. As mudas também serão disponibilizadas para a população que desejar plantas em torno de suas casas (propriedades urbanas e rurais), ação que torna os espaços de convivência mais agradáveis e com maior biodiversidade.
Estiveram ainda na inauguração Bruno Ari, diretor de Parques e Jardins da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA); Jorge Trindade, superintendente da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMA); estudantes do curso de Biologia da Universidade Vale do Acaraú (UVA); Marília Ferreira Lima, secretária do Urbanismo e Meio Ambiente; David Bastos, secretário de Obras, Mobilidade e Serviços Públicos; Erlânio Matoso, secretário da Segurança e Cidadania; e Inácio Ribeiro, secretário do Trabalho e Desenvolvimento Econômico.