quinta-feira, 26 de julho de 2018

ENCERRA DIA 31 DE JULHO PRAZO PARA ENVIO DAS PRESTAÇÕES DE CONTAS ESTADUAIS AO TCE CEARÁ


Os órgãos e entidades estaduais jurisdicionados ao Tribunal de Contas do Ceará devem ficar atentos ao calendário de envio das prestações de contas anuais, relativas ao exercício 2017. Na terça-feira, dia 31 de julho de 2018, encerra o prazo para encaminhamento online das contas de gestão. O período havia sido prorrogado, de 30/6 para 31/7, em atendimento aos gestores que estavam se adaptando à nova plataforma eletrônica, o sistema Ágora. 

Este é o primeiro ano que a ferramenta é usada para a remessa de dados, informações e documentos ao Tribunal. O programa foi desenvolvido pela empresa Ernst & Young, juntamente com o Tribunal, e marca o início de um novo modelo de envio, processamento e análise das prestações de contas, com forte automatização de procedimentos.
 
O Ágora executa uma série de algoritmos e fornece para os analistas do TCE possíveis irregularidades nas informações fornecidas, possibilitando maior agilidade na análise. Também inova por integrar, no exame e julgamento das contas dos gestores, o controle da conformidade (legalidade e legitimidade) e do desempenho da gestão. Ou seja, haverá um olhar simultâneo, e não mais isolado, para o cumprimento da legislação e para a eficácia, eficiência e efetividade de programas de governo.