quarta-feira, 25 de março de 2020

MERCADO PÚBLICO DE SOBRAL VOLTA A FUNCIONAR NESTA QUARTA-FEIRA

RESTRIÇÕES:  ATENDIMENTO AO PÚBLICO SERÁ DAS 6HS ÀS 13HS
A imagem pode conter: 1 pessoa, texto
O Mercado Público Chagas Barreto, que ficou fechado durante três dias como medida de enfrentamento ao novo coronavírus, será reaberto ao público nesta quarta-feira (25/03). A reabertura do equipamento, no entanto, sofrerá restrições. Apenas os setores de hortifruti, carnes e cereais têm autorização da Prefeitura para funcionar. Cada box poderá ter no máximo duas pessoas trabalhando e feirantes com idade superior a 60 anos deverão permanecer em casa.
“Essas medidas são importantes para evitar aglomerações, que é tudo o que não queremos neste momento", explica o titular da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Econômico (STDE), Inácio Ribeiro. De acordo com ele, os permissionários idosos poderão ser substituídos por alguém da família que não esteja no grupo de risco para o Covid-19. “Nossa preocupação é garantir a saúde desses permissionários”, afirma o secretário.
Entre as medidas de prevenção adotadas pela STDE está o rodízio de boxes. Nesta quarta-feira, somente os números pares estarão autorizados a funcionar. Na quinta-feira, será a vez nos números impares. Cada feirante deverá tomar cuidados, como o uso de equipamentos de proteção individual, álcool em gel e máscaras de proteção.
A reabertura do mercado não deve alterar o funcionamento do comércio do seu entorno. As medidas de restrição de funcionamento para o comércio continuam valendo. “Por isso, poderão funcionar apenas os seguimentos autorizados pelo município, como farmácias, mercadinhos e frigoríficos, por exemplo, lembrando que esses estabelecimentos também devem tomar medidas para evitar a aglomeração de pessoas”, destaca Inácio Ribeiro.