segunda-feira, 30 de março de 2020

SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DE SOBRAL OFERECE TREINAMENTO E CURSO DE FORMAÇÃO ON-LINE PARA SERVIDORES


Os servidores da Secretaria da Educação de Sobral estão participando, desde a semana passada, do curso on-line “Introdução aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem e Educação a Distância”. A formação está sendo ministrada por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Universidade Federal do Ceará - Solar e tem como tutor o secretário de Educação, Herbert Lima.
Na plataforma, os cursistas participam de fóruns e chats, têm acesso ao material didático, participam de webconferências e montam seus portfólios com os trabalhos propostos nas aulas. No curso, são apresentados conceitos introdutórios sobre Educação a Distância (EAD), ambientes virtuais de aprendizagem, tutoria em EAD e produção de material didático para a EAD.
O secretário da Educação explica que o próximo passo será a “oferta de cursos on-line para professores do município com capacitação em ferramentas tecnológicas digitais em ambientes virtuais de aprendizados sobre conceitos de educação a distância. A etapa seguinte será a oferta de um portal digital com material didático, videoaulas e exercícios para que todos os estudantes da rede pública municipal e os pais possam acessar e realizar atividades pedagógicas durante esse período de distanciamento social”, disse Herbert Lima. 
O objetivo é capacitar coordenadores e técnicos da Secretaria da Educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais, além de colaboradores da Escola de Formação Permanente do Magistério e Gestão Educacional (Esfapege).
Para a diretora do Centro de Educação Infantil Professora Maria José Carneiro, Raquel Chaves, o curso é “muito promissor. A educação a distância, no momento em que estamos vivendo, se torna vital. Mesmo não estando presentes fisicamente, estamos interagindo no ambiente virtual da Plataforma Solar. O curso está nos oferecendo conteúdos que vão proporcionar um desenvolvimento profissional muito significativo, desenvolvendo competências e habilidades que antes não tínhamos”.