sábado, 2 de janeiro de 2021

PERFIL BIOGRÁFICO DO NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE SOBRAL


Vicente de Paulo Albuquerque (Paulão) é empresário nasceu na Região Norte do Ceará, no Sitio Bonfim Município de Alcântaras.

Sua trajetória política se iniciou no Parlamento Municipal, onde, desde o primeiro mandato, vem se destacando como um político de centro-esquerda, dedicando-se ao desenvolvimento de iniciativas, projetos de leis e indicação, sobretudo, nas áreas da Saúde, Ação Social e Educação.

Adotou como lema de sua atuação parlamentar o projeto denominado "Sobral mais justa". Sua biografia reúne uma extensa folha de serviços, com melhorias para os mais pobres, principalmente dos Distritos onde as dificuldades são mais densas e a intervenção do poder público mais necessária para um justo alcance de mais igualdade para o seu povo e equilíbrio das condições e oportunidades de desenvolvimento. 

Conhecido popularmente como Paulão, o novo presidente da Câmara Municipal de Sobral está no exercício do sétimo mandato como Vereador. Foi eleito pela primeira vez em 1996, com 1359 votos, sendo reeleito em 2000, com 1631 votos. Apresentou à população significativo trabalho e assim vem conseguindo do eleitorado sobralense expressivas votações em seu histórico eleitoral. No ano de 2004, filiado ao PTB, lançou nova candidatura e obteve 2.657 votos. Na eleição de 2008, integrava os quadros do Partido Verde, quando obteve do eleitorado sobralense, 3.529 votos. Na eleição de 2012, filiado ao PSD, conquistou o 3° Lugar entre os 21 Vereadores Eleitos, com um total de 3.193 votos. No concorrido pleito eleitoral de 2016, filiado ao PSD, foi o 5º Vereador mais votado, obtendo a confiança de 2.877 sobralenses, que, por elegibilidade, o reconduziram a um novo mandato parlamentar. Na eleição municipal mais recente, ou seja, a de 15 de Novembro de 2020, numa das mais acirradas disputas eleitorais, com o fim das coligações proporcionais, e com um quadro que contou com 176 candidatos na concorrência dos votos para o cargo de vereador, Vicente de Paulo Albuquerque (PDT), recebeu a confiança do eleitorado sobralense, num quantitativo de 2.230 votos. 

Em sua atuação no Legislativo, participou de diversas comissões técnicas, como a Comissão de Constituição, Finanças e Redação, Trabalho, Administração, Serviços Públicos, Meio Ambiente e Desenvolvimento do Semi-Árido. Vicente de Paulo Albuquerque também foi, por diversas vezes, componente da Mesa Diretora da Câmara, onde também já ocupou os cargos de 1° Secretário, 2° Vice-Presidente, e segundo Secretário. Em 1° de janeiro de 2012, foi eleito Vice Presidente de Câmara Municipal de Sobral para o biênio 2013-2014, assumindo uma gestão comprometida com o avanço da modernização da Casa Legislativa e de seus instrumentos. 

Com uma política de valorização do serviço para a consolidação de um Parlamento forte, produtivo e respeitado pelo sociedade sobralense, após as eleições de 2020, o vereador Vicente de Paulo Albuquerque protocolou na sede do legislativo sobralense a chapa seu nome liderando a composição na disputa para a Mesa Diretora para o biênio 2021/2022. A eleição ocorreu em solenidade presencial no Plenário 5 de Julho, neste dia 1º de janeiro, primeira sexta-feira do ano de 2021. Vicente de Paulo Albuquerque foi eleito entre os edis, com 14 votos a favor e 7 contrários. Os votos contrários, todos, são de vereadores eleitos pelo MDB. 

Com este resultado, o vereador Vicente de Paulo Albuquerque (PDT) ingressa na história do Parlamento e na galeria dos Presidentes da Câmara Municipal de Sobral, como o sucessor do ex-presidente Carlos do Calisto (PDT).