segunda-feira, 23 de agosto de 2021

GOVERNADORES DEBATERÃO TENSÃO ENTRE PODERES

 

O Fórum dos Governadores debaterá a tensão entre os Poderes em reunião marcada para esta segunda (23). A agenda se concentraria originalmente apenas nos temas da reforma tributária e do meio ambiente, mas a mais recente investida do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra o Judiciário fez o grupo incluir a “defesa da democracia” na pauta.


Confirmaram participação na 9ª reunião do Fórum os representantes de 23 Estados e do Distrito Federal. Estão fora dessa lista os governadores do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL). Na última sexta-feira (20), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apresentou ao Senado pedido de impeachment contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

Ele afirma que repetirá o gesto contra Luís Roberto Barroso, que, além de integrar o STF, é atualmente presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Bolsonaro anunciou a decisão de representar contra os ministros depois de Moraes determinar a prisão preventiva do presidente do PTB, Roberto Jefferson, aliado do presidente e um dos principais porta-vozes da direita bolsonarista.

“Independente da disputa partidária, pelo Fórum dos Governadores defendemos o fortalecimento da nossa democracia, respeito à Constituição e às leis e, ainda, a defesa da vida acima de todas as prioridades, do desenvolvimento sustentável e respeito às instituições”, declarou o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), que é coordenador da área de vacinação contra a covid-19 no Fórum.

Na reunião de amanhã, Dias fará uma apresentação com os temas “Conjuntura Atual, Defesa da Democracia e Riscos ao Pacto Federativo”. Depois, o presidente do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários da Fazenda, Finanças, Receitas ou Tributação dos Estados e Distrito Federal) e secretário da Fazenda do Piauí, Rafael Fonteles, fará uma exposição técnica sobre as discussões no Congresso em torno da reforma tributária.

Caberá ao governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), falar sobre governança climática. 

Com informações do Poder360