sábado, 11 de dezembro de 2021

EM ÚLTIMA ASSEMBLEIA ITINERANTE DE 2021, EVANDRO LEITÃO DESTACA INTERIORIZAÇÃO DE ATIVIDADES POLÍTICAS E DE SERVIÇOS


A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará encerrou, na quinta-feira (09/12), a quarta e última edição da Assembleia Itinerante de 2021, com sessão plenária em Novo Oriente. Na ocasião, o Plenário da Assembleia Legislativa aprovou 12 projetos de iniciativa parlamentar, por meio do sistema híbrido (presencial e remoto) e iniciou tramitação de oito projetos de deputados. A sessão foi concluída com a cerimônia de premiação dos 11 artistas da região do sertão dos Crateús, vencedores dos três dias de apresentações do Festival de Cultura e Arte, nas categorias "Música Regional e Folclore", "Repente e Cantorias", "MPB" e "Humor".



Em seu discurso na abertura da sessão itinerante, o presidente da Assembleia, deputado Evandro Leitão, comemorou o sucesso do projeto. “É com grande satisfação que chegamos ao encerramento da quarta e última Assembleia Itinerante de 2021, com três dias de muitos serviços prestados ao povo de Novo Oriente e região do sertão de Crateús, mostrando que é possível e necessário sair das dependências do prédio sede, em Fortaleza, para olhar nos olhos de cidadãos e cidadãs no interior, para ouvi-los em seus anseios e reivindicações mais fundamentais”, afirmou. Ao longo dos últimos três dias, a população da região do Sertão de Crateús foi beneficiada com feira de serviços, cursos, palestras, além do Festival de Arte e Cultura, que conta com a participação de talentos da terra foi promovido em parceria do Parlamento e o Instituto Future. 

 

Antes, a Itinerante esteve nos municípios de Itapipoca (setembro), Icó (outubro) e São Benedito (novembro), levando o trabalho de parlamentares, servidores do Legislativo e parceiros às famílias dos mais diversos cantos do Estado.

 

Evandro Leitão apontou ainda algumas atividades realizadas durante a itinerante com o propósito de garantir políticas públicas que colaborem com uma sociedade mais igualitária, justa e de oportunidades. “Desde a última terça-feira, Novo Oriente é sede de uma feira de serviços da Assembleia, em parceria com Governo do Estado, prefeituras, Fecomércio, Fiec e Sebrae. Na Praça da Juventude, foram realizados serviços de saúde, emissão de documentos, ações de educação de trânsito, educação ambiental, além de campanhas educativas, palestras, atendimento odontológico, curso rápido de Gastronomia e o Festival de Arte e Cultura”, detalhou. 

 

A Assembleia Itinerante é organizada pelo Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos da AL, e tem à frente o deputado Tin Gomes. O evento envolve a mobilização de diversos setores da Casa e de seus respectivos servidores.

 


Ações para a região

 

O parlamentar citou ainda os diversos investimentos que Novo Oriente e municípios do sertão de Crateús receberam nos últimos anos por meio de projetos e mensagens aprovadas pelo Poder Legislativo nas áreas de infraestrutura, segurança, esporte e lazer, além das medidas de combate à Covid-19. O deputado avaliou ainda os trabalhos da Assembleia Legislativa de 2021 como desafiadores, mas com seriedade tem buscado melhorias para a vida dos cearenses. “Vamos todos juntos nessa missão, convictos que a união de todos os poderes constituídos é a saída para resolvermos cada um dos desafios”, declarou.