domingo, 26 de dezembro de 2021

MORRE TUTU, NOBEL DA PAZ E ATIVISTA CONTRA APARTHEID


O arcebispo Desmond Tutu, vencedor do Prêmio Nobel da Paz que ajudou a acabar com o apartheid na África do Sul, morreu aos 90 anos. O presidente do país, Cyril Ramaphosa, disse que a morte do clérigo marcou "outro capítulo de luto na despedida de nossa nação a uma geração de notáveis sul-africanos".

Ele disse que o arcebispo Tutu ajudou a deixar à posteridade "uma África do Sul libertada". Tutu foi uma das figuras mais conhecidas dentro e fora da África do Sul.

Contemporâneo do ex-presidente Nelson Mandela (1918-2013), ele foi uma das forças motrizes por trás do movimento para acabar com a política de segregação racial e discriminação imposta pelo governo de minoria branca contra a maioria negra na África do Sul de 1948 a 1991, o chamado apartheid. Ele recebeu o prêmio Nobel em 1984 por seu papel na luta pela abolição do sistema.

A morte de Tutu ocorre poucas semanas depois da morte do último presidente da era do apartheid na África do Sul, FW de Clerk, que morreu aos 85 anos. As informações são da BBC News.