quarta-feira, 27 de março de 2024

PROFISSIONAIS DA SAÚDE REALIZAM AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO DA DENGUE NAS ESCOLAS MUNICIPAIS



Durante todo o mês de março, estão sendo realizadas nas escolas municipais ações de conscientização e prevenção da dengue com foco na disseminação de boas práticas para os alunos, suas famílias e a comunidade em geral.


Essas atividades não apenas contribuem para reduzir o risco de transmissão da dengue na comunidade escolar, mas também educam os alunos sobre a importância da prevenção e cuidados com a saúde pública.


“A atividade de educação em saúde no ambiente escolar contribui para a formação integral dos estudantes através de ações de promoção e atenção à saúde. Por meio do conhecimento repassado pelos profissionais, as crianças podem atuar como agentes multiplicadores de informações”, reiterou a gerente do CSF de Salgado dos Machados, Angeline Paiva.


Esses encontros também podem incluir atividades práticas, como inspeções no ambiente escolar em busca de possíveis focos do mosquito, além de jogos e dinâmicas educativas que ajudam a fixar o conhecimento sobre o tema.


Os profissionais dos Centros de Saúde da Família (CSFs) e os agentes de endemias desempenham um papel crucial na promoção da saúde pública, e ao visitar as escolas, eles têm a oportunidade de ensinar os alunos sobre a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, bem como sobre as medidas preventivas.