quinta-feira, 18 de novembro de 2010

HERBERT LOBO NOS ENVIA ARTIGO: DE LA BRÈDE A SOBRAL. A FORÇA DE UM IDÉIA

Há 262 anos, no seu livro mais conhecido, O Espírito das Leis, Charles de Montesquieu, a partir da França, apresentou à humanidade a teoria da tripartição dos poderes, ou simplesmente, da separação dos poderes.
Escritor, político, filósofo, mais, sobretudo crítico ao estado absolutista, Montesquieu, defendeu a idéia de que o poder deveria dividir-se em três: executivo, legislativo e judiciário. Tinha como propósito central evitar a concentração de poder e os males decorrentes.
Na última terça-feira, ao ouvir o discurso do vereador João Alberto Adeodato Júnior (via web) sobre o projeto de lei que trata da redefinição da área urbana de Sobral – abordarei esse tema em outra oportunidade – vi o quanto as idéias nascidas no castelo de La Brède, em 1748, ainda permanecem vivas, atuais e úteis a democracia, mesmo em Sobral.
Professor, advogado, legislador experiente e conhecedor da obra de Montesquieu, João Alberto sabe que mais liberdade e independência farão bem a Câmara de Sobral, mais principalmente ao município e a nossa gente.
Espero que a formação humanista do próximo presidente do legislativo sobralense emane tempos mais iluminados. O próximo biênio promete.
Herbert Lobo – Administrador