segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ANIVERSÁRIO DO CEARÁ

No dia 17 de janeiro se comemora o Dia do Ceará. A cerimônia oficial começou às 8 horas, na Praça das Flores, em Aquiraz, a primeira capital do Estado. Depois a população pôde contar com uma exposição de artes plásticas “Caminhos da serigrafia do artista Zé Tarcísio” e uma Feira de Artesanato, além da biblioteca Volante da Secretaria da Cultura.
Às 17 horas, na Praça da Matriz de Aquiraz, vai acontecer apresentações do Maracatu Az de Ouro e um show da dupla Ítalo e Reno. Mas não é só Aquiraz que vai festejar esta data. A atual capital do Estado, Fortaleza, também faz parte desta história.
No Theatro José de Alencar, ás 18 horas, a Camerata Eleazar de Carvalho vai fazer uma apresentação. No Museu da Imagem e do Som, o memorialista Miguel Ângelo de Azevedo, o Nirez, faz uma palestra sobre a História do Ceará na Música Popular Brasileira, no período da cera (1902 a 1962), às 15 horas. Já no Sobrado Dr. José Lourenço vai acontecer a exposição-relâmpago “Com o Ceará no coração”, das 10 às 19 horas.
História
A comemoração resgata a data em que o Ceará ganhou autonomia da Capitania de Pernambuco, em 1799. A emancipação do Estado foi concedida por meio de Carta Régia assinada pela Imperatriz de Portugal, D. Maria I, em virtude do crescimento populacional e econômico.
(Secretaria de Cultura do Estado)