domingo, 9 de outubro de 2011

CRATEÚS: CENTENÁRIO COM FESTIVAL DE SANFONA E ESQUADRILHA DA FUMAÇA

Crateús vai comemorar o centenário ao som da sanfona e com show aéreo. Em novembro, o município cearense vai sediar o Festival Nacional da Sanfona e receber a esquadrilha da fumaça. Há expectativa também pela criação dos cursos de formação de sanfoneiros e de aeromodelismo na região.
A programação começa no dia 4 de novembro e se estende até o dia 15, data do aniversário da cidade. Elba Ramalho, Renato Borguetti e Waldonys são algumas das atrações já confirmadas para a festa. Pela primeira vez, um município cearense, fora da Região Metropolitana, recebe o grupo da esquadrilha da fumaça.
De acordo com o prefeito de Crateús, Carlos Felipe Saraiva Bezerra, os eventos devem marcar o município como um polo de sanfoneiros e aeromodelismo no Estado. “Queremos aproveitar o centenário para marcar Crateús na valorização da cultura popular nordestina”, explica. A inauguração da escola de sanfonas será oficializada no dia 12 de novembro.

Cerca de oito sanfonas já foram compradas. As aulas devem ocorrer temporariamente na Casa de Cultura João Batista e serão ministradas por sanfoneiros da região e convidados. “O número de alunos vai depender do interesse da população. As aulas serão gratuitas”, destaca.
Outro curso que deve movimentar a cidade é de aeromodelismo. “A ideia surgiu com o interesse da população em fazer curso de piloto. Vamos fazer uma parceria com empresas privadas”, detalha o prefeito.

(Informações Opovoonline)