sábado, 30 de abril de 2011

"DE PRIMA PELA NOITE"


Na noite animada do Afonso Grill – Sexta Sertaneja - encontramos alguns amigos do Blog Sobral de Prima, e que ilustram o “De Prima Pela Noite” de hoje. Na noite da última sexta-feira (29) dia de aniversário do proprietário do Restaurante – Afonso Filho – estivemos ao lado dos amigos Ítulo Costa; Jorge (Ex-BR Som): Viana Farias; Petinha (Construtor); José Inácio; Lúcio Feijão; Dr. Moacyr; Ênio Pimentel (Telha North); Armando do Coqueiros; Avelar Coelho ; além de Túlio (Rações Golfinhos) e Dr. Roque Hudson.

EX-PRESIDENTE DIZ QUE SOFRE DE EPILEPSIA E ALUCINAÇÕES

O ex-presidente do PT, José Eduardo Dutra, que renunciou, ontem (29), à presidência nacional do partido para tratar problema de saúde, disse que sofre de epilepsia com crises de ausência da realidade. Dutra afirmou aos companheiros de partido que teve alucinações. Em um dos episódios, afirmou ter certeza de que havia participado de um debate político em Minas Gerais e chegou a postar detalhes no Twitter, mas estava, na verdade, dois dias trancado em um apartamento no Rio. “Por incrível que pareça, me lembro perfeitamente do debate: era sobre barulho de madrugada na Praça Cesário Alvim (em Caratinga, Minas). Só que estava dormindo”. Com um laudo médico em mãos, Dutra disse que sofre de um tipo de epilepsia conhecido como “foco irritativo cerebral idiopático” que não provoca crises convulsivas, mas a ausência da realidade. O quadro se agravou nos últimos meses, segundo ele, em consequência do estresse e de crises de hipertensão. (Folha Press)

ELEIÇÕES NO TRE DO CEARÁ

A Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, em sessão realizada nesta sexta-feira (29), elegeu, por aclamação, os desembargadores Ademar Mendes Bezerra e Maria Iracema Martins do Vale, respectivamente, para os cargos de presidente e vice-presidente do TRE, no biênio 2011-2013.
A posse foi marcada para o próximo dia 14 de junho, na Sala de Sessões do Pleno do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, que, na sessão de ontem (28), confirmou os nomes dos dois desembargadores para o exercício dos cargos na Justiça Eleitoral.
O TJ também indicou o desembargador Antônio Abelardo Benevides Moraes para o cargo de juiz substituto da Corte do TRE. Ele passa a ser o 2º suplente. O desembargador José Mário dos Martins Coelho, que já tomou posse como juiz substituto do TRE, é o 1º suplente.
(Informações TRE-CE)

DEPUTADO FEDERAL: UM VENDEDOR DE EMENDAS

O deputado federal João Magalhães (PMDB-MG) resolveu inovar na prática de fraudes contra os cofre públicos: vender emendas parlamentares. O Supremo Tribunal Federal abriu uma ação penal contra o deputado, suspeito de envolvimento em um esquema criminoso que desviou verbas públicas de cidades do interior de Minas Gerais e acabou desbaratado pela Operação João-de-Barro, feita pela Polícia Federal em 2008. Os ministros aceitaram, por unanimidade, a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República, na qual o peemedebista é acusado de vender emendas parlamentares.

QUEM PAGA A CONTA DOS POLÍTICOS CRIANDO NOVOS MUNICÍPIOS?

O Censo revelou que, na última década, o Brasil manteve a proliferação de municípios iniciada pela Constituição de 1988. O país ganhou 58 novas cidades desde 2000. O resultado é que muitas delas são tão pequenas e sem razão de ser que o governo federal começa a pagar a conta de suas existências.O Ministério da Saúde, por exemplo, está sendo obrigado a bancar a elaboração de projetos de financiamento de hospitais ou serviços na área e “presentear” alguns municípios para poder ter condições de repassar verbas para essas comunidades. As prefeituras são tão carentes de infraestrutura e pessoal que são incapazes de elaborar um pedido de verba como determina a lei. (Do blog Poder Online)

PL TORNA OBRIGATÓRIA A DIVULGAÇÃO DE QUE PLANOS DE SAÚDE DEVEM RESSACIR SUS

Um Projeto de Lei quer tornar obrigatória a ampla divulgação de que os planos de Saúde são obrigados a ressarcir o Sistema Único de Saúde (SUS) por serviços cobertos pelo contrato, mas disponibilizados na rede pública. Segundo o projeto, as instituições que prestam serviços ao SUS deverão afixar aviso em locais de fácil visibilidade e as operadoras de planos de saúde estão obrigadas a divulgar a informação em todas as suas peças de publicidade e em correspondências encaminhadas aos clientes. De acordo com o autor, o PL é consequência do que determina o artigo 32, da “Lei dos Planos de Saúde”. Os serviços de atendimento previstos em contratos de planos de saúde, prestados a seus consumidores em instituições públicas ou privadas, conveniadas ou contratadas, integrantes do SUS, devem ser ressarcidos e revertidos ao Fundo Nacional da Saúde.

sexta-feira, 29 de abril de 2011

DE PRIMA

VIRADA DE URNA: ELEIÇÃO EM UMIRIM É SUSPENSA, E EM ALCÂNTARAS PODE OCORRER O MESMO

O TSE suspendeu através da ministra Nancy Andrighi, as eleições no município de Umirim marcadas para o dia 5 de junho próximo. O TRE tinha aprovado uma resolução da Corte em sessão do último dia 11 de abril fixando eleições muncipais para os municípios de Umirim e Alcântaras. A relatora deferiu a liminar de um mandado de segurança impetrado pelo Partido Progressista (PP) e por João Sales Teixeira Filho, candidato ao cargo de vice-prefeito em Umirim nas eleições de 2008.
Com a decisão ficam suspensa as eleições de Umirim até o julgamento do mandato de segurança pelo TSE. Um mandato de segurança nos mesmo moldes impetrado por partidos políticos de Alcântaras deve ser julgado na próxima semana, e continuando o entedimento do TSE às eleições na Serra do Alcântaras pode também ser cancelada.

SINDICATO DOS CALÇADISTAS PROJETA CENTRO DE TREINAMENTO E CAPACITAÇÃO

Nas comemorações do Dia do Trabalhador, próximo domingo 1º de maio, o Sindicato dos Calçadistas de Sobral irá brindar seus mais de 8 mil associados com o lançamento da pedra fundamental do tão sonhado Centro de Treinamento e Capacitação do Trabalhador Calçadista, que será construído a partir do próximo mês de junho, em imóvel adquirido com recursos oriundos das contribuições dos trabalhadores calçadistas, vizinho a atual sede da instituição.
Quando estiver concluído, o CTC, que terá mais de 1.400 m2 de área construída, irá disponibilizar cursos profissionalizantes para os mais de 26 mil beneficiários do Sindicato, além de servir a comunidade sobralense.
Segundo o presidente do Sindicato, Raniere Barbosa Araújo, este novo empreendimento, além de contribuir para a qualificação de mão de obra especializada em diversas áreas, servirá para consolidar o Sindicato como o maior complexo classista de prestação de serviços do Nordeste, que já conta com imensas estruturas de atendimento a saúde, lazer e esporte.

MOVIMENTO FICHA LIMPA PEDE IMPEACHMENT DE LUIZIANNE

Um pedido de impeachment contra a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins (PT), foi apresentado no fim da manhã desta sexta-feira (29) na Câmara Municipal de Fortaleza. O autor da ação é coordenador do Movimento Ficha Limpa e vice-coordenador da Ação Cearense e de Combate a Corrupção, Fernandes Filho.
CPI
O documento inclui o pedido de abertura de um processo administrativo disciplinar com instalação de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para apurar crime de responsabilidade e improbidade administrativa e gerar processo de impeachmente contra Luizianne Lins.
O coordenador do Movimento disse que fundamentou o pedido com denúncias divulgadas pela imprensa, sobretudo no que diz respeito ao uso do Cartão Corporativo da prefeitura da capital.
O pedido foi protocolado na Câmara Municipal (com o número 986) com pedido de envio de cópia para o Ministério Público Estadual e para a Ordem dos Advogados do Brasil.
Denúncias

No documento, são apontados crimes de improbidade administrativa; tráfico de poder e de influência; abuso de poder e da autoridade; desvio de renda pública em proveito próprio e/ou alheio; corrupção passiva; violação do direito constitucional à saúde; e procedimento incompatível com a honra, dignidade e decoro da função de prefeita.
Assinaturas
Ainda segundo Fernandes Filho, na próxima quarta-feira (04/05), representantes do Movimento Ficha Limpa iniciam a coleta de assinaturas da população, com representantes da sociedade civil organizada para referendar o pedido de impeachment.

(Política com K)

GOVERNO CANCELA RESTOS A PAGAR DE OBRAS DE 2007 A 2009

O governo decidiu cancelar as obras e os serviços inscritos como "restos a pagar" em 2007, 2008 e 2009 e não iniciados até o dia 30 de abril deste ano, informa a Agência Estado. Apenas as despesas como restos a pagar de 2009, cuja execução da obra seja de responsabilidade de Estados, Municípios e Distrito Federal, terão um prazo até 30 de junho de 2011 para serem iniciadas. Após esta data, também poderão ser canceladas. A decisão tomada pelo governo não deve agradar parlamentares e prefeitos.
No Congresso, a expectativa era a de que os restos a pagar de 2009 seriam prorrogados por mais tempo, pelo menos até 31 de agosto. A decisão foi publicada nesta sexta (29) no Diário Oficial da União por meio do Decreto 7.468.
Com o corte de R$ 50 bilhões em 2011, o governo está tendo que selecionar os investimentos que serão mantidos, além das obras do PAC que não sofreram contingenciamento. No primeiro bimestre deste ano, quase a totalidade dos investimentos pagos são de restos a pagar. Isso levou o governo a olhar com lupa o tamanho da despesa herdada do governo Lula, sob pena de não poder levar adiante os gastos autorizados no Orçamento de 2011.

OMAN CARNEIRO INICIA OS TRABALHOS NA ZONA NORTE

O ex-deputado Oman Carneiro já se movimenta no Governo do Estado, buscando esclarecimentos para reivindicações da Região Norte.
Na manhã desta sexta-feira (29) Oman nos informou que a obra de reconstrução da Rodovia Estadual – Sobral Santana do Acaraú - (Zona Norte) que começa a receber reclamações, ainda não foi entregue ao governo oficialmente, pois, o estado só receberá a reconstrução da CE quando a empresa vencedora da licitação concluir o serviço de acordo com os padrões estabelecido em licitação.
Segundo Oman Carneiro (PRB) em alguns pontos já é notado falhas no serviço, e que em conversa já na manhã de hoje (29) com o Dr. Cesar Barreto (DER) o governo Cid Gomes já está entrando em contato com a empresa para tratar do assunto, e entrega da estrada que beneficiará Sobral e todo o Baixo Acaraú (Zona Norte).
Foto: Armando Costa

MIRIAN SOBREIRA COBRA ADESÃO DOS MUNICÍPIOS AO TELESSAÚDE

A deputada Mirian Sobreira (PSB) cobrou, na sessão plenária desta sexta-feira (29) da Assembleia Legislativa, maior adesão dos municípios cearenses ao Programa Nacional de Telessaúde. Instituído em 2007, o programa desenvolve ações de apoio à saúde por meio de teleconferência via internet banda larga. Para a parlamentar, o Cinturão Digital criado pelo Governo do Estado irá contribuir para o crescimento do programa no Ceará.
De acordo com Mirian Sobreira, que preside a Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior da AL, para implantar o Telessaúde na cidade a prefeitura precisa de um aparelho que custa R$ 4 mil, um funcionário treinado pelo próprio programa e acesso à internet banda larga. “Falta sensibilidade por parte dos municípios para que o Telessaúde possa se expandir”, disse.
Segundo a parlamentar, o programa integra as equipes de saúde da família com os centros universitários de referência, para melhorar a qualidade dos serviços prestados em atenção primária, diminuindo o custo de saúde por meio da qualificação profissional e redução da quantidade de deslocamentos de pacientes.

SOBRALENSES EM BRASÍLIA

Estão sendo recepcionados nestes dias em Brasília (DF) pelos sobralenses Carlos Silvio Portela (Secretaria Especial do Portos) e Lucídio Carneiro (Empresário) os amigos Raimundo Filho (Sefaz), o ex-prefeito de Coreaú e advogado, Fco. Antonio Cristino e o empresário Milton Andrade (Grupo São Domingos). Na Capital Federal os mesmos tratam de diferentes assuntos relacionados à política, audiências em ministérios e participações em congressos.

ALIANÇA ENTRE SÁVIO PONTES E TOINHA CARLOS DÁ SINAS DE CRISE

A aliança política de Sávio Pontes com a ex-prefeita Toinha Carlos continua dando sinas de fragilidade. A líder política, peça fundamental nos últimos triunfos eleitorais de Sávio em Ipu, tem há muito demonstrado que está insatisfeita com o rumo político da gestão Novo Tempo.
Na última semana Toinha fez uma visita amistosa, ao lado do seu filho Diego Carlos, ao Vice-Prefeito de Ipu,Luiz de Gonzaga, e provável candidato oposicionista em 2012. O encontro dos dois lideres deixou transparecer uma possível aliança política nas próximas eleições e uma conseqüente ruptura de Toinha com o Prefeito Sávio Pontes.
Na última quarta-feira (27), o Prefeito ao chegar prontamente de Fortaleza passou direto para a residência da família Carlos, para uma visita de cunho político emergencial. Sávio busca desesperadamente não perder "a mãe da pobreza" do seu heterogêneo leque de cooptações políticas. O Prefeito, em seu projeto de reeleição, tenta dar a Vice para Toinha preenchendo-a como seu filho Diego Carlos.
A ruptura entre ambos é apenas uma questão de tempo, pois a popular ex-Prefeita tem dado sinas claros que para retomar sua vida política em Ipu não precisará necessariamente do aval dos “meninos do Zezé”.

(Blog do Kléber Teixeira)

CRIANÇAS É TORTURADA POR MADRASTA EM FRECHEIRINHA

Internada na Unidade Mista da cidade de Sobral, uma criança de 04 anos, natural da cidade de Frecheirinha (Zona Norte) com varias queimaduras pelo corpo principalmente nos dedos, e com vários hematoma pelo corpo.
Segundo informaçoes do conselho tutelar da referida cidade, a responsável pelos maus tratos nessa pequena criança é sua madrasta, que foi presa em flagrante.
(Informação SPN - Imagem: Ilustrativa)

CHEQUE SÓ SERÁ SUSTADO COM BOLETIM DE OCORRÊNCIA

O Banco Central (BC) aprovou nesta semana (27) resolução que exige apresentação de boletim de ocorrência para sustações ou revogações de cheques em caso de furto ou roubo de folhas em branco.
Segundo o orgão, as medidas tem como objetivo aumentar a trasparência, segurança e credibilidade do cheque.
Os bancos também estão obrigados a imprimir a data da confecção nas folhas de cheque. Segundo o BC, essa medida visa aperfeiçoar o controle do estoque de folhas mantido pelo correntista, evitando uso de folhas com data antiga.

QUASE 4 MIL DOARAM ILEGALMENTE NAS ELEIÇÕES, DIZ TSE

Técnicos do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) identificaram 3.996 pessoas jurídicas em situação irregular, que aparentemente extrapolaram o limite de doação para campanhas previsto em lei. A lista com os nomes dos doadores, que é sigilosa, foi enviada na última quarta-feira (27) ao procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e aos presidentes dos Tribunais Reginais Eleitorais (TREs). A partir do recebimento das informações, os procuradores eleitorais poderão propor ações por doação ilegal em até 50 dias.

O CEARÁ PERDE MAIS UMA: FUNASA JÁ TEM O INDICADO

Depois de quatro meses de uma intensa disputa com o PMDB, o PT tomou do aliado a presidência da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). A presidente Dilma Rousseff nomeou para o cargo o engenheiro Gilson Queiroz Filho, ligado ao ex-ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social). A Funasa administra um orçamento de R$ 4,7 bilhões e desde 2005 era controlada pelos peemedebistas.
Maior defensor do PMDB na presidência da Funasa, o líder do partido na Câmara, Henrique Eduardo Alves (RN), desistiu da disputa com o PT, mas garantiu de vez a manutenção de Elias Fernandes na diretoria-geral do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Fernandes está no posto desde o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, por indicação de Henrique Alves. O cargo dele, como o do presidente da Funasa, era um dos mais cobiçados. O PSB cearense o reivindicou para o partido; o PT também. Mas, nesse caso, Dilma manteve o PMDB à frente da autarquia.
Em tempo: A Funasa foi comanda em gestões passada pelos cearenses: Paulo Lustosa, e em um segundo momento por Danilo Fortes.

CONVITE MISSA DE DONA URSULITA ARCANJO BARRETO

A missa de corpo presente de Dona Ursulita Arcanjo Barreto, esposa do ex-prefeito Joaquim Barreto Lima, Kinkão, (in memorian) será celebrada nesta sexta-feira, dia 29 de abril, às 09:00hs, no Santuário do São Francisco, e logo após o sepultamento no Cemitério São José em Sobral.

MANCHETES DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS DESTA SEXTA-FEIRA

- Globo: Após mudança, Vale ajudará governo a salvar Belo Monte
- Folha: Correios poderão vender celular e comprar aviões
- Estadão: Senador que preside Conselho de Ética assinou atos secretos
- Correio: Enquanto a plebeia encanta o reino… STJ solta promotora acusada de corrupção
- Valor: Governo enfrentará a indexação
- Estado de Minas: Xeque-mate nos ‘borrachudos’
- Zero Hora: Falta de qualificação deixa 32 mil vagas em aberto no Estado

quinta-feira, 28 de abril de 2011

CONTRIBUINTES DEVEM ENTREGAR ATÉ AMANHÃ DECLARAÇÕES DO IR

Termina amanhã (29) o prazo para os contribuintes entregarem as declarações do IR deste ano. O prazo terminará às 23h59min59s (horário de Brasília) e não será prorrogado pela Receita (a última prorrogação foi em 1996). Esse horário vale para quem usar a internet.

MORRE A EX-PRIMEIRA DAMA DE SOBRAL - URSULITA BARRETO

Recebemos a informação lamentável nas primeiras horas da tarde desta quinta-feira (28) do falecimento da ex-primeira dama de Sobral, Dona Ursulita Barreto, viúva do ex-prefeito Joaquim Barreto Lima, Kinkão. Dona Ursulita Arcanjo Barreto faleceu no Hospital do Coração de Sobral. Aos familiares nos solidarizamos e remetemos as mais sinceras condolências.

PARTE DE TÚNEL DA TRANSPOSIÇÃO DESABA NO CEARÁ

Parte do túnel Cuncas I, que integra as obras da transposição do Rio São Francisco, desabou. O túnel de 15 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Mauriti (Ceará) e São José de Piranhas (Paraíba), foi uma das últimas obras visitadas pelo ex-presidente Lula no Nordeste antes de sair da Presidência República. Segundo o Estadão, o acidente ocorreu na última quinta-feira, 21, mas só foi revelado agora.
Os construtores tentavam abafar o caso e, segundo o jornalista Alex Gonçalves, do Radar Sertanejo, fiscais não permitiram a entrada de jornalistas no local. Um operário contou que os trabalhadores ouviram um barulho e saíram correndo de dentro do túnel. Minutos depois, um bloco de pedras desabou em cima de algumas máquinas. Os operários reclamam da falta de segurança na obra. No fim da tarde de ontem, a assessoria de imprensa do Ministério da Integração Nacional informou, em nota, que o deslizamento de solo na entrada do túnel ocorreu devido à “consistência não uniforme do solo encontrado naquele ponto”.

SERGIO AZEVEDO ANUNCIA DUPLICAÇÃO DA CE ENTRE TIANGUÁ E GUARACIABA DO NORTE

O superintendente do Departamento Estadual de Rodovias do Ceará (DER), engenheiro Sérgio Azevedo (foto), anunciou em entrevista ao jornal Alerta Geral na manhã de quinta-feira (28), a duplicação da rodovia que liga os municípios de Tianguá e Guaraciaba do Norte, na Serra da Ibiapaba.
"Isso vai melhorar muito a qualidade de vida, trafegabilidade e segurança dos usuários", relata Sérgio Azevedo.

PARA O PÚBLICO GAY: SENADO DECIDE SOBRE LICENÇA-GALA

A vice-presidente da Casa, Marta Suplicy (PT-SP), submeterá ao colegiado um pedido de licença-gala para uma funcionária que registrou em cartório a união civil com outra mulher.
A chamada licença-gala é prevista da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) como uma espécie de falta justificada em caso de casamento do funcionário.
Nas empresas, vale por três dias com a apresentação da certidão de casamento. Para professores, por nove dias.
No Senado, é concedida uma semana de licença-gala aos funcionários que se casam.
Mas esta foi a primeira vez que um funcionário com registro de união civil deu entrada no requerimento do benefício.
Marta Suplicy foi favorável à concessão da licença.
Mas o presidente do Senado, José Sarney (PMDB), resolveu que ela deve submeter o parecer à Mesa Diretora para que a decisão final tenha o peso de uma jurisprudência na Casa.

DEPUTADOS CONTRÁRIOS A PROJETOS EM FAVOR DE SOBRAL

Assembleia Legislativa aprovou na última quarta-feira (27), o requerimento do líder do Governo na Casa, deputado Antonio Carlos (PT), solicitando regime de urgência para a tramitação da mensagem nº 7.250/11, de autoria do Poder Executivo. A proposta autoriza a doação de bem de domínio do Estado ao município de Sobral, na região norte, para fins públicos. O pedido foi aprovado com abstenção do deputado Ely Aguiar (PSDC).
Já o deputado Roberto Mesquita (PV) pediu a retirada do requerimento, argumentando que a matéria do Executivo merece ser debatida. Para ele, o tamanho do terreno a ser doado (158 hectares), exige explicações sobre a destinação da obra, explicitando quais equipamentos deverão ser construídos no local. “Estou com sentimento de inveja de ver que outras cidades não têm o mesmo privilégio”, confessou, destacando que a cidade de Amontada está há cinco anos com uma rodovia para ser concluída.
Na mesma linha, o deputado Fernando Hugo (PSDB) sugeriu que a matéria viesse acompanhada de um esboço “dessa Amazônia” a ser doada ao município sobralense. “É preciso se ver o que vão fazer lá”, argumentou.
O líder do Governo, deputado Antonio Carlos (PT), explicou que a doação do terreno tem até sexta-feira (29) para ser aprovada na Casa, para não se perder os recursos a serem liberados pela Caixa Econômica Federal (CEF). Quanto à destinação do terreno, o parlamentar informou que a obra abrange a construção de uma escola, habitação de interesse social e urbanização da área. “É de interesse nobre”, ressaltou o líder do governo na casa.

MIRIAN ANUNCIA SOLUÇÕES PARA TRANSPORTE ALTERNATIVO NO INTERIOR

A deputada Mirian Sobreira (PSB) anunciou, na sessão plenária de quarta-feira (27) da Assembleia Legislativa, os encaminhamentos oriundos da audiência pública realizada pela Casa, no último dia 15, para debater a problemática dos transportes alternativos na zona rural do interior do Estado. De acordo com ela, o Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran) liberou as picapes para realizarem transporte de carga e passageiros entre a zona rural e sedes de municípios.
Conforme lembrou Mirian Sobreira, depois do processo de licitação de linhas, iniciado em 2007 e implantado a partir de dezembro de 2010, algumas localidades do interior cearense ficaram prejudicadas.
Segundo ela, as cooperativas de microônibus que venceram as licitações não realizavam transporte de localidades isoladas até as cidades-pólos, enquanto as picapes foram impedidas pelo Detran de realizar esse tipo de traslado. Depois da audiência, as caminhonetes e picapes foram liberadas para atuar, mas sem fazer os itinerários licitados.
Outro encaminhamento da audiência foi a permissão para que sejam admitidos novos cooperados nas cooperativas que ganharam as licitações de transporte alternativo. Quem ficou de fora da licitação de 2007 pode ingressar em uma cooperativa. A iniciativa visa atender a demanda por esse tipo de transporte que aumentou nos últimos quatro anos.
De acordo com a parlamentar, o Detran também passou a regularizar ônibus para frete com até 20 anos, que são submetidos a uma vistoria. Antes da audiência, os ônibus deveriam ter no máximo 15 anos. Segundo ela, também houve comprometimento do superintendente do Detran-CE, João Pupo, de acabar com as fiscalizações com abordagens abusivas.

DR.GUIMARÃES SEDE VAGA NA ASSEMBLÉIA PARA O SEGUNDO SUPLENTE DO PV

O primeiro suplente de deputado do Partido Verde, Dr. Guimarães (PV) parece que está mesmo disposto a trabalhar em Sobral nos bastidores, pré-campanha 2012 para prefeito.
A informação que chega ao Blog, é que mesmo com a licença do titular do PV na Assembléia, Augustinho Moreira, o primeiro suplente que é sobralense, Dr. Guimarães (PV), teria abdicado de assumir a vaga, deixando a mesma para o segundo suplente, Edísio Pacheco (foto) que assumirá uma cadeira no legislativo cearense tendo recebido pouco mais de 18 mil votos.

BANDIDOS CONTINUAM ATERRORIZANDO SOBRAL

A bandidagem anda mesmo aterrorizando os cidadãos em Sobral. Essa semana teve assaltante morto tentando invadir escola estadual, além de assalto de malotes com aproximadamente R$ 100 mil na noite da última quarta-feira (27).
Segundo informações, a vítima foi assaltada por dois homens que levaram um montante considerável em dinheiro, no momento em que a empresária no ramo de lotérica chegava em uma residência no Bairro Domingos Olímpio. O caso foi registrado na Delegacia Regional de Sobral ainda na noite de quarta-feira (27).

LULA x FHC: "VAMOS DISPUTAR AGORA SÓ NO ALÉM"

O ex-presidente Lula não topou o desafio proposto pelo também ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso e disse à imprensa que não tem mais idade para disputar uma eleição com FHC.
A declaração foi feita na quarta-feira (27), num hotel em Guarulhos (SP), durante o 8º Congresso Nacional dos Metalúrgicos da Central Única dos Trabalhadores (CUT). Ao ser questionado pela imprensa, Lula disse:
”Não vou responder. Ele, como eu, vamos disputar no além. Não temos mais idade para isso”, desconversou.

PROGRAMAÇÃO DA SEINFRA

A secretaria da Infraestrutura, através da Equipe de Pequenos Reparos e da Usina de Asfalto, informa aos sobralenses que nesta quinta-feira, dia 28 de Abril, estará realizando trabalhos de recuperação dos seguintes trechos:
Recuperação de Asfalto – Av. John Sanford (trecho que vai do Pinheiro Supermercado pinheiro até o inicio da CE 440)– Rotatória do Parque da Cidade– Av. Dr. José Euclides (Expectativa)– Av. do Contorno (Junco)– Rua Desemb. Moreira (Centro)
Recuperação de calçamento, esgoto e/ou bueiros – Ruas do bairro Renato Parente - continuação– Rua das Flores (Terrenos Novos)– Rua Juca Parente (Junco)– Margem Esquerda do Rio Acaraú.

STJ MANTÉM PREFEITO AFASTADO

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu na quarta-feira (27) manter afastado Marcos Martins Torres do cargo o prefeito do Município de Nova Russas. O gestor já havia sido afastado da Prefeitura pelo Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) por irregularidades na aplicação do dinheiro público.
Com a decisão do STJ, o vice-prefeito Paulo Evangelista (DEM) se mantém no comando administrativo da cidade de Nova Russas.

INSS TEM MAIS CNTRIBUIÇÕES EM 2011

As receitas previdenciárias do Instituto Nacional de Seguridade Social tiveram alta durante os primeiros três meses de 2011. Com isso, o Governo reduziu a previsão de déficit previdenciário para R$ 41,6 bi, menor do que em 2010, que foi de R$ 42,9 bi, ou seja, 42% do PIB. As contribuições para o INSS este ano, foram de R$ 53, 237 bi. Segundo o ministro Garibaldi Alves (Previdência Social), as contribuições têm ajudado a diminuir os prejuízos na previdência rural e são fruto do avanço do emprego formal.

MORRE, AOS 56 ANOS, NEUSINHA BRIZOLA

Morreu na tarde de quarta-feira (27) aos 56 anos, Neusa Maria Goulart Brizola, filha do ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro Leonel Brizola, fundador do PDT e também já falecido. Conhecida como Neusinha Brizola, ela foi vítima de complicações pulmonares, decorrentes de uma hepatite.
A notícia da morte da Neusinha foi dada por seu sobrinho, o deputado Brizola Neto (PDT-RJ), em seu blog.
Nos anos 80, Neusinha foi uma imensa dor de cabeça para seu pai, que então governava o Rio de Janeiro. Chegada de uma temporada em que morou na Itália, o comportamento de Neusinha gerava problemas para Brizola. Enquanto emplacava certo sucesso cantando a música Mintchura, Neusinha colecionava brigas com os pais e episódios polêmicos. Em 1993, ela chegou a ser presa após visitar um morro do Rio com dois amigos, suspeita de ter ido lá em busca de drogas.
A maior briga que teve com o pai aconteceu em 1987. Neusinha resolveu posar nua para a revista Playboy, quando o pai governava o Rio. Brizola intercedeu para que a revista com as fotos da filha não fosse publicada. Em 2004, quando Brizola morreu, a filha estava reconciliada com o pai. Em 2010, ela tentou ser candidata a deputada federal, mas perdeu as eleições.

BISPO DIOCESANO CELEBRA PÁSCOA DA CÂMARA DE VEREADORES

A Câmara de Sobral realiza nesta quinta-feira, 28 de abril, às 10hs, no 2º andar do Anexo Gerardo Cristino a sua Páscoa.
Em celebração presidida pelo Bispo Diocesano de Sobral,Dom Odelir Magri, o legislativo sobralense realiza um momento de fé cristão, e aproveita para homenagear servidores da casa(aniversariantes do mês).

INVESTIGADOS INTEGRAM CONSELHO DE ÉTICA

O novo Conselho de Ética do Senado será presidido, pelos próximos dois anos, pelo senador João Alberto (PMDB-MA), indicação confirmada na quarta-feira (27) em plenário. Ele venceu, por 14 votos a 13, a disputa com Jayme Campos (DEM-MT), em eleição realizada na primeira reunião do conselho em 2011. Com os 15 membros titulares definidos e o presidente eleito, os trabalhos do colegiado já podem ser iniciados – apesar de que ainda falta a indicação de cinco dos 15 membros suplentes.
Dois dos novos membros têm ou terão problemas no Conselho de Ética, que é responsável por apurar os desvios éticos dos senadores: Renan Calheiros (PMDB-AL), que já respondeu a quatro processos por quebra de decoro no colegiado; e Gim Argello (PTB-DF), que é o representado na primeira atividade da nova composição. Designado relator da peça orçamentária 2010/2011, Gim foi acusado de desviar verbas do Ministério do Turismo para entidades fantasmas.

STF DECIDE QUE SUPLENTE DA COLIGAÇÃO DEVE TOMAR POSSE

A maioria dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) já afirmou nesta quarta-feira que um deputado federal que se licencia deve ser substituído por um suplente de sua coligação e não de seu partido.
O resultado modifica entendimento do próprio tribunal, do final do ano passado, que poderia provocar uma verdadeira dança de cadeiras na Câmara, informa a Folha Online.
Também disseram que o direito é dos suplentes da coligação por uma questão de 'segurança jurídica', afinal são eles --e não os candidatos do partido-- que recebem da Justiça Eleitoral o diploma de suplentes.
Se o tribunal mantivesse o entendimento anterior, tomado em dezembro do ano passado, mais de 20 parlamentares teriam de deixar seus cargos para serem substituídos por outros que tiveram menos votos que eles.

MANCHETES DO PRINCIPAIS JORNAIS DO PAÍS

- Globo: Empresas já se preparam para disputar aeroportos
- Folha: Arma ilegal entra pela fronteira até por motoboy
- Estadão: Facções rivais palestinas anunciam reconciliação
- Correio: De doida, promotora não tem nada, diz IML
- Valor: Mínimo de 2012 eleva em R$ 10 bi o déficit do INSS
- Estado de Minas: Nós precisamos de soluções. E não podemos mais esperar...
- Jornal do Commercio: Falta leito até em hospital particular
- Zero Hora: Argentina e China tiram força do setor de máquinas do RS

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MERUOCA: BARRAGEM QUE DEVASTOU MANGUE E TIROU VIDAS PODE ROMPER

A construção do açude Genipapo em Meruoca, que desabrigou moradores históricos da região, devastou um mangue enorme em diversidades naturais e destruiu uma área turística da região norte do Ceará, está prestes a ocasionar um mal maior ainda para aquela comunidade (romper). A obra, que custou inclusive vidas desfeitas com o desbravamento de todo o espaço natural pode custar tão caro quanto o já destinado pelos cofres públicos repassados ao município de Meruoca (Via União). Rachaduras na parede da barragem Genipapo começa a preoculpar a população de Meruoca. O açude que abastece aquela comunidade está apreensiva com o aparecimento de rachaduras na Obra que foi construída recentemente em Meruoca (Zona Norte).

PLACAR ELETRÔNICO DO CASTELÃO JÁ SE ENCONTRA EM SOBRAL

Chegou no início da tarde de quarta-feira (27) em Sobral o Placar Eletrônico do Estado Castelão que será montado na principal praça de esporte de Sobral, o Juncão.
O estádio do Junco, que já recebeu boa quantidade das 15 mil cadeiras do Castelão, deverá receber técnicos da empresa especializada que trabalha a montagem e manutenção do Placar Eletrônico, que contemplará e modernizará Estádio Municipal Plácido Aderaldo Castelo,o Juncão.

IVO GOMES: "DEPUTADOS DO PR QUEREM MONTAR UMA QUADRILHA NO DNIT"

O chefe de gabinete do governo Cid Gomes, dep. Ivo Gomes (PSB) disse em entrevista via telefone direto de Fortaleza, ao companheiro Carlos Torres (Programa nos Bastidores – Rádio Regional de Sobral) que a problemática da BR-222 é fruto de uma péssima gestão do DNIT(Órgão federal ligado ao Ministério de Transporte). Segundo Ivo Gomes (PSB) o governo trabalha em silêncio para indicar ao governo Dilma um nome adequado, e comprometido para solucionar os problemas das estradas federais do Ceará.
Finalizando, Ivo Gomes (PSB) disparou contra o PR cearense, segundo o chefe de gabinete, os parlamentares cearense, Vicente Arruda (PR) e Gorete Pereira (PR), estão querendo emplacar no DNIT a mesma “quadrilha” que já esteve a frente do órgão federal que cuida das BRs.
“Estamos no governo trabalhando silenciosamente para não deixar novamente uma “quadrilha” retornar ao comando do DNIT", ressaltou Ivo Gomes.

DANÇARINAS-AVIÕES: PELADINHAS, AGORA NÃO...

A assessoria da maior banda de Forró do Brasil, Aviões do Forró, não confirma o ensaio nu das dançarinas da banda na Revista Playboy. Mesmo sendo divulgada no início desta semana que a “bailarinas-aviões” ficariam "peladinhas" nas páginas da revista masculina, a banda desmente a informação.

GOVERNADOR "JOGA" PIADA NO SENADOR: ALÔ, AÉCIO!!

O governo do Rio, Sergio Cabral (PMDB) espalhou o seguinte outdoor pela capital carioca: “Você pode até não lembrar, mas o Detran avisa do vencimento da sua carteira de habilitação. Cadastre-se.”

MAIS UM ESPAÇO PÚBLICO ESTÁ SENDO PRIVATIZADO EM SOBRAL

Foto: Armando CostaAssim como ocorreu na gestão passada, com uma observação, com o consentimento da secretaria competente (SPLAM), mais um espaço público em Sobral está sendo tomado para uso exclusivo de uma empresa privada. Na gestão do então prefeito Leônidas Cristino (PSB) o Colégio Sant’Ana murou a praça (Era para ser pública) que hoje a sociedade já confunde o espaço como área particular.
Como publicado aqui (Blog) na época, o precedente foi aberto, e agora o Mercantil Super Lagoa em seus caixas anuncia (Temos um novo estacionamento por trás do Mercantil).
O estabelecimento comercial, que em sua função quer lucrar, e promover conforto aos seus clientes sinalizou, e está utilizando o espaço público vizinho a Pista de Skate do Super Lagoa.
Esperamos um posicionamento firme do Prefeito Veveu Arruda (PT), pois, caso a empresa recorra a Secretaria Juracy Neves (Titula da SPLAM) observando o beneficiamento ao Colégio Sant’Ana, teremos mais um espaço público privatizado em Sobral.

PRINCIPAL CORREDOR DE SOBRAL GANHA "CORES GAY"

Foto: Armando CostaOs organizadores da Parada Gay já iniciaram os trabalhos de ornamentação do principal corredor da cidade - Boulevard do Arco - por onde passaram ao Som de Trio Elétrico no próximo dia 1° de maio.
Para a insatisfação de alguns, e alegria dos “coloridos” a Parada Gay ocorrerá no dia do trabalhador na maior cidade da Zona Norte. Segundo os organizadores, a idéia é desmistificar a figura do homossexual como objeto do sexo, e reconhecê-lo como cidadão livre para definir sua preferência sexual.

DEPUTADOS CEARENSES DEVEM ASSUMIR O PSD DE KASSAB

Os deputados federais Genecias Noronha e Raimundo Macedo estiveram reunidos na noite desta terça-feira, 26, em Brasília com o senador Sergio Petecão e pelo telefone com o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab. A pauta do encontro foi a filiação deles ao novo partido em criação no Brasil, o PSD. Genecias Noronha está bem cotado para assumir a presidência regional do PSD no Ceará. Raimundo Macedo deve virar o primeiro vice-presidente do partido no Estado.
A adesão de Genecias Noronha e Raimundo Macedo depende agora só de detalhes políticos. Os dois parlamentares não querem aderir ao PSD antes de conversarem com o governador Cid Gomes, que regressa hoje da China. Genecias e Raimundo Macedo também pretendem ter um encontro com o vice-presidente Michel Temer, com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Alves e com o senador Eunício Oliveira. Essas reuniões podem acontecer no decorrer desta quarta (27) em Brasília.
(Por Donizete Arruda)