terça-feira, 24 de abril de 2012

OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA CE 085 TÊM ORDEM DE SERVIÇO ASSINADA NESTA TERÇA-FEIRA

A principal via de acesso ao Litoral Oeste, a CE 085, vai ser duplicada. A Ordem de Serviço da primeira etapa do projeto será assinada pelo secretário do Turismo, Bismarck Maia, nesta terça-feira, no auditório da Secretaria do Turismo (Setur). Para liberar a área onde será instalada a Refinaria Premium II, da Petrobras, a duplicação vai começar pelo segundo trecho do total projetado. Este, com extensão de 12,56 quilômetros, vai contornar o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP).
A vencedora da licitação desta etapa foi o consórcio formado pelas empreiteiras Luís Costa LTDA e Ecocil, que vai executar a obra por R$ 21.845.305,63 e tem 300 dias para conclusão, contados a partir da assinatura da ordem de serviços.
Três trechos compõem a duplicação
No total, a rodovia vai ser duplicada em três trechos, licitados separadamente, indo de Caucaia até Paracuru, passando também por São Gonçalo do Amarante. A obra beneficia as cerca de 400 mil pessoas e estrutura a atividade turística desses municípios, além de melhorar significativamente a logística de escoamento de mercadorias para exportação no Porto do Pecém.
Os outros dois trechos vão de Caucaia até a ponte do rio Cauípe, no mesmo município; e da variante do Pecém até o entrocamento com a CE 341, na entrada de Paracuru, com respectivamente 21,86 e 27,84 quilômetros de extensão, totalizando 62,26 quilômetros nos três trechos.
Licitações em andamento
O último trecho, Pecém – Paracuru, está em fase final de elaboração do processo licitatório, e deve ser enviado para a Central de Licitações ainda em abril. Já o primeiro,Caucaia – Pecém, está sob sanálise do órgão e deve ter o resultado do certame divulgado em maio.
(Informações da Setur)