quinta-feira, 22 de novembro de 2012

BIGODES POR UMA BOA CAUSA - MOVEMBER

Na foto acima, o nosso amigo Itallo Rêgo, filho da Dona Geralda Cipriano de Queiroz Rêgo e do Sr. Talvaci de Sousa Rêgo. Ele encontra-se no Canadá estudando e aprimorando o seu inglês e participando do projeto por lá. Itallo é estudante de medicina e pretende realizar campanha aqui em Sobral e quem sabe popularizar em nosso País. Na foto acima, podemos percerber "o bigode" bastante crescido do nosso futuro médico.
Você conhece o Movember?
Pense na soma de palavras: moustache (ou mo, bigode, em inglês) + november (novembro). Aparentemente não diz nada, mas este acessório masculino de beleza chega a este mês com um significado especial. Durante 30 dias, os homens raspam toda a barba e cultivam só o bigode como um outdoor do movimento.
A HISTÓRIA
Desde o início do projeto, que começou em 2003 na Austrália, o look foi adotado por 1 milhão de homens em 10 países, e U$174 milhões foram arrecadados em festas e eventos. Tudo destinado para pesquisas sobre o câncer de próstata e programas de saúde dos países participantes. No Movember.com é possível fazer doações, ver dicas para cuidar dos pelos e entrar para a galeria de Mo Bros que apoiam a ideia. O Brasil ainda não faz parte da lista, mas para incentivar novos bigodudos nacionais Adam Garone, CEO e co-fundador do projeto, conta como o projeto funciona.
Qual é o perfil do homem que participa do Movember? É um gentlemen contemporâneo que cuida de sua saúde e ajuda na mudança de comportamento do homem. Ele ostenta um bigode glorioso ao logo de novembro e se torna um cartaz ambulante incitando conversas sobre o câncer de próstata para quebrar estigmas e incentivar os homens a fazer o exame preventivo anualmente.
Como tem sido a recepção dos homens? Desde que começamos, como uma brincadeira ao redor de uma mesa de bar, a ideia se espalhou. A campanha já tem núcleos na Austrália, Nova Zelândia, Estados Unidos, Canadá, Reino Unido, Finlândia, Holanda, Espanha, Irlanda e África do Sul. Só em 2010, ganhamos 450 mil parceiros que ajudaram a arrecadar U$ 81 milhões para pesquisas.
Qual é o retorno que se percebe entre o público? A saúde preventiva é algo que parece não estar no radar da maioria dos homens e essa é a questão que nosso programa quer mudar. Aos poucos conseguimos mudanças efetivas, abrimos discussões sobre o assunto e quebramos barreiras. Queremos que eles tornem-se responsáveis por sua saúde, entendam seu corpo e que a partir daí possam até mesmo orientar outras pessoas. Com um simples bigode podemos mudar literalmente a cara do homem e a cara da saúde masculina.
CURIOSIDADE SOBRE O CÁNCER DE PRÓTADA
O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.
A próstata é uma glândula masculina localizada na parte baixa do abdômen. Tem a forma de maçã e situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto.
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
O toque retal é o teste mais utilizado, apesar de suas limitações: somente a porção posterior e lateral da próstata pode ser palpada. É recomendável fazer o exame PSA (antígeno prostático específico, na sigla em inglês), que pode identificar o aumento de uma proteína produzida pela próstata, o que seria um indício da doença.
No Brasil o câncer de próstata é o segundo mais comuns entre os homens brasileiros (fica atrás do câncer de pele).
Dados de 2003 do Ministério da Saúde revelaram que as maiores taxas anuais de câncer de próstata no Brasil por 100 mil habitantes são do Distrito Federal (112,1), Goiânia (99,3) e São Paulo (86,4). Estima-se que cerca de 400 mil homens entre 45 e 75 anos no país possuam a doença, mas ainda não sabem.
A ocorrência desse tumor é estimada entre 2 e 2,3% entre homens de 45 a 75 anos de idade.
Do Blog. Os dados acima são do Governo Federal.