segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

ARENA CASTELÃO É O PRIMEIRO ESTÁDIO ENTREGUE PARA A COPA DO MUNDO

Há dois anos seria quase uma piada estimar que o estádio Castelão estivesse pronto conforme o prazo estipulado inicialmente pela Federação Internacional de Futebol (Fifa), ao fim de dezembro de 2012.
Depois de oito meses amarrados por questionamentos (inclusive do Tribunal de Contas do Estado) sobre o processo licitatório, os trabalhos de reforma só iniciaram no dia 13 de dezembro de 2010, antes apenas do que as obras em Natal, São Paulo e Curitiba. E o melhor dos panoramas indicava que o local só ficaria pronto em abril de 2013.
O trabalho correu rápido e a realidade foi melhor que as previsões. O Plácido Aderaldo Castelo foi o primeiro estádio a ser entregue dentre os 12 que vão sediar jogos da Copa do Mundo. A cerimônia foi às 17 horas, de ontem (16) com presença da presidente Dilma Rousseff e show de Fagner.
Do estádio que o cearense conhecia, só ficaram a proporção gigantesca e uma parte da estrutura das arquibancadas. Tudo é novidade: cadeiras, telões, banheiros, bares, gramado, camarotes, restaurantes, catracas...“A Arena Castelão está nivelada com as melhores arenas do mundo em termos de tecnologia, segurança e conforto”, garantiu Sílvio Andrade, presidente da Arena Castelão.
São 63.903 lugares. Os acessos saltaram de seis para 18. Uma tentativa de aplicar um novo padrão de consumir futebol no Ceará. A praça esportiva, porém, só entra efetivamente em operação daqui a um mês e o maior desafio para os responsáveis por ela é ver o equipamento ser bem cuidado pelos usuários.
O outro desafio é encontrar usos para o local que ultrapassem a agenda esportiva. Por isso, o projeto inclui atrair shows/eventos, um shopping e uma sala de cinema. No prédio também funcionarão duas secretarias estaduais,
“A Arena Castelão é o mais novo orgulho dos cearenses. Espero que sejamos também exemplo para o Brasil de cuidado com patrimônio. Assim como fomos na hora de reformá-lo”, projeta Ferruccio Feitosa, secretário especial da Copa. (Opovo - Ana Flávia Gomes -
Fotos: André Salgado, Gabriel Gonçalves, Deyvison Teixeira)