terça-feira, 4 de dezembro de 2012

GOVERNADORES: CONTRA O VETO, MAS DO LADO DE DILMA

Brasil 247 - Liderados pelo governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), representantes de 20 Estados se encontram em Brasília para articular pressões no Senado contra o veto parcial da presidente à nova lei de divisão de royalties do petróleo. Os governadores deixaram claro, contudo, que não querem se indispor com a presidente: "o movimento não é contra ela, nem contra o governo federal, mas por justiça na distribuição dos royalties"
Para Cid Gomes, não é verdade que há problemas para fazer a distribuição dos royalties da forma que foi aprovada pelo Congresso, beneficiando estados não produtores, "pois o pagamento será feito pelas empresas exploradoras à ANP e, portanto, ao governo federal". Garantiu ainda que os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo "nada perderão com a distribuição dos royalties também aos estados não produtores, pois isso só acontecerá com as descobertas futuras de petróleo" e assim, na verdade, eles também ganharão mais dinheiro.
Participaram da reunião, além de Cid Gomes (PSB) e Tião Viana (PT), os governadores de Alagoas, Teotônio Vilela Filho (PSDB); da Bahia, Jacques Wagner (PT); do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT); de Goiás, Marconi Perillo (PSDB); Mato Grosso, Sinval Barbosa (PMDB), Mato Grosso do Sul, André Puccinelli (PMDB); do Piauí, Wilson Nunes Martins (PSB), de Rondônia, Confúcio Moura (PMDB) e Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB). Os governadores de Minas Gerais, da Paraíba, do Paraná, de Pernambuco, do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Tocantins e de Santa Catarina enviaram representantes.