terça-feira, 27 de agosto de 2013

INTERNAUTAS DEFENDEM RESPONSABILIDADE CONJUNTA NA COLETA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A maioria (83,3%) dos internautas que participou da enquete do Portal da Assembleia Legislativa sobre a responsabilidade de selecionar o lixo reciclável, respondeu que governo e sociedade deveriam atuar unidos para o sucesso dessa causa. Já, 8,3% disseram que a responsabilidade é da população, pois é a grande produtora dos detritos e 8,3% acreditam que a responsabilidade é dos governos, que deveriam implementar políticas mais efetivas. A enquete permaneceu no ar no portal da Casa no período de 10 a 25 de agosto.
Na opinião do deputado Welington Landim (PSB), está provado que nada adianta o poder público fazer sua parte e a população não colaborar. “Todos somos responsáveis e temos que contribuir. Nos países desenvolvidos não se vê tanto lixo nas ruas como no Brasil. Por quê? Porque o povo contribui e o poder público faz sua parte”, afirmou o parlamentar. Ele acredita que é preciso criar uma consciência ecológica na sociedade para que não tenha tanto lixo nas ruas, a começar pela seleção dos recicláveis.
Para o deputado Professor Teodoro (PSD), a resposta da maioria é realmente a melhor solução. “Governo e sociedade devem trabalhar unidos nessa questão. Como diz respeito à construção de novos hábitos, cabe ao governo uma campanha de sensibilização e conscientização da população, e dotação de infraestrutura adequada para captação e processamento do lixo. À população, cabe separar e acondicionar seus resíduos para que o serviço público dê a devida destinação”, apontou.
De acordo com Paulo Henrique Lustosa, presidente do Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam), a resposta obtida na enquete mostra que a população está em sintonia com a legislação. “Este é um dos grandes princípios que a política nacional dos resíduos sólidos introduz. É o compartilhamento das responsabilidades. Desde a separação, coleta, reciclagem e destinação a responsabilidade deve ser compartilhada pelos produtores, consumidores, estado e o conjunto da sociedade”, afirmou.