quarta-feira, 28 de agosto de 2013

LOJAS IBYTE COLETAM PILHAS E BATERIAS USADAS


Com o tema Descomplik a Vida do Nosso Planeta, a Ibyte promove a ação de conscientização ambiental sobre o descarte correto de pilhas e baterias usadas. A empresa fabricante de tecnologia está engajada em ações de preservação da natureza e, desde 2010, oferece postos de coleta do material em todas as lojas da rede. Ao todo, já foram recolhidos aproximadamente 2 toneladas desses materiais.

Para a supervisora administrativa da Ibyte, Helena Guedes, o importante é a conscientização das pessoas. Muita gente não sabe do risco que é jogar pilhas e baterias no lixo comum, e desconhece a existência de empresas que fazem esse trabalho. “Vários procedimentos podem ser tomados para preservar a Natureza. A família Ibyte também cuida do meio ambiente, dando um destino final às pilhas e baterias depositadas em suas caixas coletoras. Nós contribuímos para garantir um ambiente favorável para as futuras gerações”, afirma Helena Guedes.

As baterias e pilhas, se descartadas de maneira errada, podem liberar metais pesados (cádmio, chumbo e mercúrio), contaminando o solo e até mesmo lençóis freáticos. Nos lixões ou nos aterros sanitários, as pilhas e baterias se oxidam, como resultado da exposição ao sol e à chuva. Com isso, a película de proteção é rompida e os metais pesados se misturam a água do lixo. A chuva leva esse líquido e os metais penetram no solo e atingem o lençol freático. Assim, as plantas e produtos agrícolas são contaminados pelo solo ou por sua irrigação. Com isso, os animais e as pessoas podem ingerir alimentos contaminados.
Os organismos vivos não conseguem eliminar esses metais. Depois que são absorvidos, eles são acumulados em alguma parte do corpo e provocam uma série de complicações.

Recolhimento do Material
A Ibyte, em parceria com Abinee - Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica faz o envio do material recolhido em suas lojas. A empresa responsável pelo transporte é a GM&C Logística e Transporte LTDA. Ela recolhe todo material coletado, e envia para a cidade de São José dos Campos, em São Paulo, onde passa por uma triagem. Nesse processo, os materiais são separados, conforme a classificação e o tipo, para ser dada a destinação final: triturados ou reciclados. Os que podem ser reaproveitados são encaminhados para a reciclagem, que é feita pela empresa Suzaquim Indústrias Químicas, na cidade de Suzano, São Paulo.

Onde Fazer o descarte correto
Endereço:  Loja Ibyte North Shopping Sobral -1º piso
Avenida Monsenhor Aloísio Pinto, 300 - Dom Expedito - Sobral- CE