domingo, 9 de março de 2014

A PESQUISA JABUTI

(Coluna do Fábio Campos)
Alguém aí tem visto muito jabuti em cima das árvores? A sabedoria política mineira costuma lembrar que jabuti não sobe em árvore. Se o bicho está lá, ou foi enchente ou mão de gente. Como a chuva é pouca, algum espertinho colocou o jabuti na árvore.

O jabuti da vez é a pesquisa Vox Populi encomendada pela Confederação Nacional dos Transportes. Fui ao site da instituição. Só há uma pesquisa encomendada. Justamente a do Ceará. É ensejo para a pergunta: por qual motivo o CNT fez pesquisa somente acerca da sucessão no Ceará?

O CNT é a entidade que reúne as federações estaduais de transportes rodoviários. É presidida há anos pelo mineiro Clésio Andrade, que vem a ser senador pelo PMDB de Minas Gerais. Portanto, colega e correligionário de Eunício Oliveira. O empresário já foi vice-governador de Minas Gerais, na gestão do tucano Aécio Neves.

Numa política de parcas lideranças e estruturas partidárias diluídas, as pesquisas ganham um relevo bem maior do que deveriam. A essa altura do campeonato, sem que as alianças e as candidaturas estejam postas, elas só servem para medir o recall de potenciais candidatos. Também servem para alentar alguns interesses políticos e desalentar outros.

No entanto, a pesquisa está aí e os bastidores políticos, no incrível vácuo de ideias para o Ceará, se animam com seus resultados. Curiosamente, a pesquisa começou a transitar antes mesmo do CNT coloca-la em seu portal na internet. Era o jabuti andando no galho da árvore.

Considerando que o Vox captou o real ponto de vista do eleitorado, o jabuti está prestando um ótimo serviço para o senador Eunício e um desserviço ao seu ainda aliado, Cid Gomes. De quebra, os resultados estimulam a ex-prefeita Luizianne Lins e o ex-senador Tasso Jereissati a se colocarem sob os holofotes.

A propósito, os jabutis, que o leigo costuma confundir com as tartarugas, têm vida longa. Podem viver até os 80 anos. As pesquisas são voláteis e se dissipam rapidamente. Além de não subir em árvores, os jabutis têm outra característica marcante: adoram a luz do sol. Algumas pesquisas, nem tanto.