terça-feira, 11 de março de 2014

VIOLÊNCIA CONTRA JUVENTUDE EM DEBATE NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA

A Comissão da Juventude da Assembleia Legislativa promove, nesta terça-feira (11/03), audiência pública para tratar do “Plano de Enfrentamento à Violência Contra a Juventude Negra-Juventude Viva”.
O debate, que será realizado no auditório Murilo Aguiar, às 14h30, atende requerimento da deputada Rachel Marques (PT). “Principais vítimas da violência urbana, alvos prediletos dos homicidas e dos excessos policiais, os jovens negros lideram o ranking da violência”, pontuou a parlamentar.
Dados do Ministério da Saúde apontam que os homicídios são hoje a principal causa de morte de jovens de 15 a 29 anos no Brasil e atingem especialmente jovens negros do sexo masculino, moradores das periferias e áreas metropolitanas dos centros urbanos. Mostram ainda que mais da metade (53,3%) dos 49.932 mortos por homicídios em 2010, no Brasil, eram jovens, sendo 76,6% negros (pretos e pardos) e 91,3% do sexo masculino.
Além dos integrantes do colegiado, foram convidados para o debate a secretária Nacional de Juventude, Severine Macedo; o coordenador de Juventude de Fortaleza, Elcio Batista; o coordenador de Juventude do Ceará, Ismênio Bezerra, e o representante do Conselho Nacional de Juventude, Davi Barros.
(Informações da Agência de Notícias da Assembleia)