O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Zezinho Albuquerque (Pros), natural de Massapê, recebeu na noite desta segunda-feira (02/06), na Câmara Municipal de Fortaleza, o Título de Cidadão de Fortaleza. Ao agradecer a honraria, de iniciativa do vereador Gelson Ferraz (PRB), o parlamentar afirmou que “o título de cidadão fortalezense é uma homenagem que, ao mesmo tempo em que me emociona, aumenta muito a minha responsabilidade como homem público”.
O parlamentar lembrou que quando foi eleito deputado estadual pela primeira vez, em 1990, procurou retribuir o que Fortaleza fez por ele. Na Assembleia ajudou o então governador do Ceará, Ciro Gomes, em diversos projetos voltados para a Capital, como a construção do Centro Cultural Dragão do Mar, e a realização da maior obra de saneamento já feita na história da cidade, que deixou mais de 70% dos fortalezenses com acesso à rede de água e esgoto, que tanto contribui para a saúde da população.
O vereador Gelson Ferraz afirmou que a homenagem é um reconhecimento à atuação do deputado que tem como prioridade o projeto de um Ceará com igualdade para a população. “Zezinho tem se dedicado nos últimos 16 anos à política partidária, e procura atender as populações carentes de Fortaleza e dos demais municípios, por isso nada mais justo o reconhecimento pelo trabalho que vem desenvolvendo”, frisou.
Ferraz também destacou as campanhas idealizadas pelo deputado como a da construção da refinaria da Petrobras, por meio do movimento Refinaria Premium do Ceará e a campanha Ceará Sem Drogas. “A campanha Ceará Sem Drogas é um importante instrumento para resgatarmos o papel, principalmente, de um ente desta sociedade que está sendo posto de lado: a família”, frisou.
Zezinho Albuquerque está atualmente no sexto mandato de deputado estadual. Foi eleito pela primeira vez em 1990. Depois de ocupar várias funções na Assembleia Legislativa, em 2012 foi eleito presidente da Casa.
Além de Fortaleza, recebeu também títulos de cidadania nos municípios de Aracati, Fortim e Sobral em 2013, e Itapipoca, em 2014.
Participaram da solenidade, o prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio; o vice-governador Domingos Filho; o ex-governador Gonzaga Mota; o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, Walter Cavalcante (PMDB); deputado federal Antônio Balhmann (Pros-CE); o procurador geral de Justiça do Estado, Ricardo Machado; o desembargador Paulo Airton Albuquerque, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Gerardo Brígido; o presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselho Valdomiro Távora; o reitor da Uece, Jackson Sampaio; o corregedor do TCM, conselheiro Hélio Parente; os secretários da Saúde do Estado, Ciro Gomes, e de Justiça e Cidadania, Mariana Lobo; o ex-ministro Leônidas Cristino.
O evento foi prestigiado ainda pelo deputados estaduais José Sarto (Pros), Idemar Citó (DEM), Bethrose (PRP), Hermínio Rezende (Pros), Gony Arruda (PSD), Augustinho Moreira (PV), Lula Morais (PCdoB), Osmar Baquit (PSD), Carlomano Marques (PMDB), Mauro Filho (Pros), Camilo Santana (PT) Adail Carneiro (PHS), professor Teodoro (PSD), Sineval Roque (Pros), Delegado Cavalcante (PDT), Lucílvio Girão (SDD), Paulo Facó (PTdoB) Júlio César Filho (PTN), além de vereadores, prefeitos do Interior e empresários.
(Assessoria da AL-CE)