segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

SANTA CASA PROMOVE ENCONTRO COM FAMÍLIAS DE DOADORES E RECEPTORES DE CÓRNEAS DA REGIÃO NORTE

O Banco de Olhos da Santa Casa promoveu nesta sexta-feira, 9 de dezembro, no auditório do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão (DEPE), o IV Encontro das Famílias de Doadores e Receptores de córneas da Região Norte. O encontro tem como objetivo aproximar histórias de vida e incentivar que mais pessoas se tornem doadores. 

O volume de transplantes de córneas vem crescendo sistematicamente a cada ano no Banco de Olhos da Santa Casa de Sobral. Neste ano, já foram realizados quase 80 procedimentos, com aumento em relação ao ano passado, quando foram realizados 52 transplantes. O Ceará figura em segundo lugar no número de transplantes de córneas do Brasil graças aos Bancos de Olhos do Estado.

Desde a sua criação, o número de pacientes na fila de espera por um transplante de córnea caiu pela metade. O tempo médio de espera pela cirurgia também teve uma queda.

“A Santa Casa de Sobral é um pólo de saúde para a região e já havia a facilidade de receber córneas”, ressaltou o médico oftalmologista e responsável pelo Banco de Olhos, Ribamar Fernandes. Ele lembrou que a Santa Casa de Sobral é o segundo hospital do interior do Nordeste a contar com um Banco de Olhos. Antes da criação do Banco, as córneas eram retiradas em Sobral, mas eram encaminhadas para Fortaleza. “Acabávamos perdendo alguns globos oculares”, ressaltou.