sexta-feira, 14 de setembro de 2018

TRE RECEBE PLANO OPERACIONAL DA PM PARA AS ELEIÇÕES 2018

Plano operacional PM
A presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, e o vice-presidente e corregedor, desembargador Haroldo Correia de Oliveira Máximo, receberam na tarde desta quinta-feira, 13/9, no Gabinete da Presidência do TRE, o Plano Operacional de Segurança para as Eleições 2018, do chefe da Operação Eleições 2018, tenente-coronel, Jano Emanuel Marinho.
Estiveram presentes o presidente da comissão de segurança permanente, juiz Eduardo Scorsafava; o procurador regional eleitoral, Anastácio Thaim Junior; a secretária Judiciária do TRE, Orleanes Cavalcanti, e o assessor jurídico da Presidência do Tribunal, Caio Guimarães.
De acordo com o planejamento elaborado, serão mobilizados 7.287 policiais militares para o 1º turno das eleições mais o efetivo normal de serviço, totalizando 10.023 em todo o Estado, com a presença de pelo menos um oficial da PM em cada um dos municípios cearenses. O efetivo que trabalhará no interior deve se deslocar no dia 3 de outubro. Só em Fortaleza, haverá o reforço de 1.500 policiais. A Operação Eleições será das 18h da sexta, 5/10 até 7h de segunda, 8/10.
"O planejamento contempla todos os municípios do Estado do Ceará. O documento entregue nesta data será disponibilizado também em aplicativo para celular, a partir do dia 17 de setembro, na Play Store, e no site do TRE para magistrados, membros do MP e servidores acessarem as escalas, telefones do efetivo, composição dos cartórios eleitorais", concluiu o tenente-coronel, Jano Emanuel Marinho.
Plano Integrado de Segurança
No dia 31/8, os  órgãos de segurança do Estado apresentaram o Planejamento Integrado para as Eleições 2018 aos dirigentes do TRE e a membros do Pleno.
Na ocasião, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, expôs o contingente a ser disponibilizado para as Eleições 2018. Ao todo, o efetivo será de 10.804 policiais e bombeiros em todo Estado. Ressaltou que 40 cidades já dispõem de videomonitoramento com 1.381 câmeras e 6 aeronaves. Um a um, os representantes dos órgãos de segurança discorreram sobre efetivo e estratégias de atuação, não só no dia do pleito, como também, na semana que antecede a votação.