"O projeto inicial são para seis estações, dependendo do espaço físico, que pode variar de 6 a 10 monitores. É uma oportunidade que a gente oferece às camadas menos favorecidas economicamente, digamos assim. É um acesso a uma diversão sadia, que pode ser realizada tanto só, como em grupos. O videogame além de ser uma diversão, favorece outras características: melhora a concentração, o foco, propicia o raciocínio lógico, a estratégia e uma série de outros fatores da natureza humana as quais uma criança precisa ser estimulada", pontuou Ivo Gomes.
A primeira estação dos games foi instalada na Estação da Juventude Padre Albani (Cohab I), em setembro, e tem investimento superior a R$ 60 mil. O projeto é pioneiro no Brasil e visa a ocupação de jovens por meio do entretenimento e a linguagem dos games. Posteriormente, os centros culturais dos distritos Aracatiaçu e Taperuaba e Estações Juventude Novo Recanto e Parque do Mucambinho também serão contempladas.
Para frequentar a Estação dos Games, os interessados deverão realizar um cadastro, informando a escola e o horário em que estuda, assim como endereço e telefone. Será necessária ainda a assinatura de um termo de uso pelo responsável do jovem, afirmando a utilização do espaço no contra turno escolar. Cada usuário terá direito a 5 horas semanais (1 hora diária).