sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

TJCE ESTÁ ENTRE OS PRIMEIROS NO RANKING DE TRANSPARÊNCIA ENTRE OS TRIBUNAIS ESTADUAIS

O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) está em 4º lugar no Ranking da Transparência do Poder Judiciário, em comparação aos Tribunais Estaduais, com 76,32% de cumprimento dos critérios auferidos. A lista dos conselhos e tribunais, ordenada por grau de informação disponibilizada aos cidadãos, está disponível no portal do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A divulgação dos resultados ocorreu na terça-feira (18/12), após a 51ª Sessão do órgão. Os critérios foram divididos em dois grupos: transparência ativa e transparência passiva. Os órgãos do Poder Judiciário responderam, entre outras perguntas, se divulgam endereços, telefones e horários de atendimento ao público em suas páginas na internet e se disponibilizam ferramentas de pesquisa e rendimentos dos tribunais. Também foi medida a disponibilidade de informações relativas a licitações, íntegras de contratos firmados, projetos, termos, acordos e licitações, desde que não tenham sido considerados sigilosos, e outros questionamentos.
O CNJ coordenou a coleta dos dados enviados pelos tribunais e conselhos para a elaboração do ranking. Todos os órgãos do Poder Judiciário participaram da avaliação, com respostas encaminhadas até 9 de novembro deste ano por meio de questionário eletrônico.